Páginas

domingo, 29 de maio de 2011

Há como vincular o BrOffice Base com o BrOffice Calc?

Depois que o Sr Católico me chamou de mentiroso no Blog da Selma, quando afirmei que era impossível vincular informações entre os aplicativos de escritório, eu decidi estudar um pouco mais o pacote do LibreOffice do Ubuntu 11.04, mas o máximo que eu consegui fazer foi vincular células de planilhas diferentes, usando o método de copiar a célula de uma planilha na célula da outra planilha.

Usando a tecla F4, eu consegui abrir uma janela para o banco de dados no Calc, e de lá copiar todos os dados para a planilha, eu consigo até editar os dados no banco de dados, mas a mudança no banco de dados não afeta a cópia existente na planilha. O Calc também tem uma função chamada Obter Dados Externos, mas o máximo que eu consegui foi obter resultado estatístico de uma tabela do tipo soma, média, desvio padrão e assim vai, quando o que eu queria era uma cópia sempre atualizada da tabela na planilha, para dali tirar uma tabela de preço mas só dos itens que mais giram. Claro que tal tabela pode ser obtida dentro do Base, mas o Calc é bem mais versátil por absorver mudanças de última hora, bastando apenas alterar uma fórmula aqui e outra ali.

Diante do exposto, pergunto aos universitários se tal possibilidade existe no ambiente LibreOffice, o que agradeço antecipadamente.

Mensagem de Frank K Hosaka no Fórum do Ubuntu

11 comentários:

  1. Eu já vi tudo
    não vou poder mais acompanhar vocês
    ou vou perder meus parafusos
    e minhas engrenagens ficarão à mercê

    Sr.Hosaka,você irá saber
    que alguns manifestam antipatia
    porque eles queriam
    no "pedaço" me manter
    e tentam assim, com neurastenia
    me fazer voltar- para dizer,
    "sorriam mais para o meu amigo,
    porque hoje é domingo".

    Mas não perguntam o que achamos disso,
    são arbitrários, encantadores e tolinhos,
    mas são nossos amigos,
    não os leve em consideração
    vamos por nosso coração

    em silêncio e oração,
    e os olhos na televisão.

    Hoje é domingo.

    ResponderExcluir
  2. Meu amigo, aprenda com quem tem experiência

    só o Sr. ainda não percebeu que a planilha do openoffice faz tudo o que o excell faz.
    O banco de dados do openoffice trabalha com todos os bancos de dados,inclusive com o Access, mas o Access não faz a mesma coisa.
    Na minha empresa as planilhas acessam os bancos de dados e são atualizadas se houve mudanças no banco de dados.
    Temo inclusive um banco de dados antigo, em Access, resolvemos não migrar porque não era necessário. Esse banco não é mais atualizado, a não ser numa exceção.
    É um banco de dados que tem as prestações, data de pagamento, nome, endereço, , nome do empreendimento, vai até outubro de 2010.
    As planilhas que uso também consultam esse banco de dados se eu pedir.
    Eu não sou programador, não fui eu que fiz as planilhas mas hoje na minha empresa só usamos o Ubuntu e tudo funciona.
    O meu conselho para o Sr. é ser prático.
    Vá no fórum do Ubuntu e explique com detalhes o que o SR. faz e pergunte como fazer no Ubuntu.
    Por exemplo, se o Sr. usa a tabela dinâmico no excell no openoffice o equivalente é o assistente de dados.
    O Sr, pode escolher qual é o banco de dados externo que quer acessar e os dados serão atualizados automaticamente.
    Se o Sr. não sabe algo procure no fórum do Ubuntu antes de falar burrices, que o Ubuntu não faz alguma coisa.

    ResponderExcluir
  3. Boa Noite, Sr Católico, eu publiquei a minha dúvida no Fórum do Ubuntu, e o contador apontou 20 participantes que leram a minha mensagem (o que é um número bem elevado, eu nunca consegui tanta audiência), mas ninguém se prontificou de responder a questão.

    Eu acredito que não seja possível compartilhar informações do BrOffice Base no Calc, assim, eu já me adiantei, e hoje instalei o Apache, o servidor Web mais usado no Ubuntu. Falta instalar o banco de dados MySQL e o PHP. O meu maior problema é que não domino a língua inglesa, assim estou fazendo as coisas bem devagar, para evitar os colapsos que enfrentei quando estudei o Ubuntu 10.04.

    Que bom que o Sr tenha encontrado pessoas qualificadas para montar as conexões necessárias para fazer o Ubuntu produtivo em sua vida, mas no meu caso, eu estou só, tenho um fórum que não responde e uma princesa que não aparece, logo não me sinto nem um pouco constrangido quando digo que é difícil encontrar alguém que entenda de Ubuntu, e que o Windows é bem mais fácil e menos enigmático.

    Uma boa noite ao Sr e que a paz lhe acompanhe nessa noite e na semana que começa agora.

    ResponderExcluir
  4. Acho que o Sr. está completamente perdido
    Para que o amigo baixou o Apache?
    O Sr. sabe o que é um servidor de Web, o Sr. está querendo montar um site?
    Vou repetir o meu conselho.
    O Sr. usa o excell e funciona no excell.
    Diga no forum como o sr faz no excel, os comandos que usa passo a passo e perguunte como fazer o mesmo no openoffice.
    Acho que o meu sistema é mais complicado que o do Sr.
    Eu tenho vários banco de dados, as planilhas buscam os dados do banco de dados, fazem cálculos, gráficos e relatórios.
    ninca tive problemas das planilhasatualizarem autoimaticamente, o meu problema era que alguns dados eram confidenciais.
    No começo as senhas eram para as planilhas, para rodar os relatórios era obrigatório digitar a senha.
    Mas acharam que não era seguro porque os micros tinham acesso ao BD, só as planilhas eram protegidas. Uma pessoa com conhecimento em informática poderia ver os dados do BD.
    Agora acesso é primeiro por máquina, só alguns micros conseguem conectar ao BD, os outros são bloqueados, Depois tem há uma senha de usuários, conforme a senha alguns campos do BD não são visíveis e não podem ser acessados.
    Toda vez que um micro consulta o BD ou uma planilha consulta o BD para fazer um relatório, é emitido um relatório para mim com o número da máquina, o nome do usuário, a hora e o tempo que ficou conectado ao BD.

    ResponderExcluir
  5. E a planilha que o usuário rodou também, hehehe

    ResponderExcluir
  6. Eu acabei de falar com o meu filho e ele disse que eu devo pedir desculpas ao Sr., hehehe.
    Ele também não entendeu completamente o que o Sr. quer fazer.
    Meu filho entendeu isso.
    O Sr. tem um banco de dados no base.
    O Sr. tem uma planilha do calc que alimenta o BD do base.
    O Sr. quer fazer uma alteração pelo BD.
    Isso não é possível porque os dados que o BD importa da planilha são apenas leitura.
    O Sr. terá que mudar os dados na planilha
    Meu filho disse que está certo que seja assim.
    Seria um caso em que uma planilha alimenta um BD e o meu caso na empresa é diferente é o caso de um BD que alimenta as planilhas.
    Meu filho disse que está certo que as modificações tenham que ser feitas apenas no alimentador, origem de dados, essa parte eu ainda não entendi, porque deve ser assim.
    era essa a duvida do Sr.?

    ResponderExcluir
  7. OLÁ CARO CATÓLICO.VOCÊ PODERIA MOSTRAR OS PROCEDIMENTOS REALIZADOS TANTO NO BASE QUANTO NO CALC PARA QUE ELES FUNCIONEM DE FORMA ADEQUADA, OU SEJA O CALC SENDO ALIMENTADO POR PLANILHAS DO BASE.
    DESDA JÁ GRATO PELAS EXPLICAÇÕES ACIMA.

    ResponderExcluir
  8. Quase 4,5 mil pessoas denunciaram abusos sexuais a menores realizados por membros da Igreja Católica na Austrália entre 1980 e 2015, segundo um relatório apresentado nesta segunda-feira (6) no início de um novo rodízio de audiências da comissão que investiga estes crimes.
    A comissão encarregada de investigar a resposta oficial aos abusos sexuais de menores na Austrália desde 1950 tomará declaração de praticamente a totalidade dos bispos do país em uma série de vistas públicas que durarão até o dia 27 de fevereiro.
    No primeiro dia, a advogada conselheira da comissão, Gail Furness, disse que foram recolhidas um total de 4.444 denúncias e que estas apontam para centenas de religiosos, 93 deles em altos cargos da Igreja, e afetam mais de mil instituições. se 4,5 mil pessoas denunciaram abusos sexuais a menores realizados por membros da Igreja Católica na Austrália entre 1980 e 2015, segundo um relatório apresentado nesta segunda-feira (6) no início de um novo rodízio de audiências da comissão que investiga estes crimes.
    A comissão encarregada de investigar a resposta oficial aos abusos sexuais de menores na Austrália desde 1950 tomará declaração de praticamente a totalidade dos bispos do país em uma série de vistas públicas que durarão até o dia 27 de fevereiro.
    No primeiro dia, a advogada conselheira da comissão, Gail Furness, disse que foram recolhidas um total de 4.444 denúncias e que estas apontam para centenas de religiosos, 93 deles em altos cargos da Igreja, e afetam mais de mil instituições.se 4,5 mil pessoas denunciaram abusos sexuais a menores realizados por membros da Igreja Católica na Austrália entre 1980 e 2015, segundo um relatório apresentado nesta segunda-feira (6) no início de um novo rodízio de audiências da comissão que investiga estes crimes.
    A comissão encarregada de investigar a resposta oficial aos abusos sexuais de menores na Austrália desde 1950 tomará declaração de praticamente a totalidade dos bispos do país em uma série de vistas públicas que durarão até o dia 27 de fevereiro.
    No primeiro dia, a advogada conselheira da comissão, Gail Furness, disse que foram recolhidas um total de 4.444 denúncias e que estas apontam para centenas de religiosos, 93 deles em altos cargos da Igreja, e afetam mais de mil instituiçõesse 4,5 mil pessoas denunciaram abusos sexuais a menores realizados por membros da Igreja Católica na Austrália entre 1980 e 2015, segundo um relatório apresentado nesta segunda-feira (6) no início de um novo rodízio de audiências da comissão que investiga estes crimes.
    A comissão encarregada de investigar a resposta oficial aos abusos sexuais de menores na Austrália desde 1950 tomará declaração de praticamente a totalidade dos bispos do país em uma série de vistas públicas que durarão até o dia 27 de fevereiro.
    No primeiro dia, a advogada conselheira da comissão, Gail Furness, disse que foram recolhidas um total de 4.444 denúncias e que estas apontam para centenas de religiosos, 93 deles em altos cargos da Igreja, e afetam mais de mil instituições. Os dados sugerem, além disso, que entre 1950 e 2010 mais de 20% dos Irmãos Maristas, os Salesianos de Dom Bosco e os Irmãos Cristãos foram acusados de abusos sexuais, enquanto na ordem de São João de Deus a proporção sobe para 40,4%.

    ResponderExcluir
  9. É mesmo impressionante !!!

    ResponderExcluir
  10. Toda uma espécie vivendo dentro de um simulador controlado por uma espécie de programador. Lembra e muito a trilogia Matrix, sucesso de bilheteria no final dos anos 2000, mas pode ser a situação da raça humana. E quem faz tal proposição, de que vivemos em um universo simulado, é simplesmente um dos cientistas mais renomados da Nasa, Rich Terrile.

    Diretor do Centro de Computação Evolucionária e Design Automotivo no Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa, Terrile acredita que podemos viver em uma simulação na qual o responsável pelo controle seria uma espécie que vive no futuro — e, inclusive, pode ser a própria raça humana.

    A teoria é complexa e cita a Lei de Moore, na qual se acredita que a evolução no processamento das máquinas permite que, em algum momento da história, seja capaz de se criar um simulador desse tipo.

    “Encontro uma grande inspiração nessa teoria e vou contar o porquê: ela me diz que estamos a beira de construir um universo simulado e que ele pode se tornar algo vivo dentro de uma simulação. E nossas simulações podem criar simulações. O intrigante é que, se existe um criador para nosso mundo no futuro e ele será nós, significa que ha um criador para nosso mundo e ele também é composto por nós. Isso significa que somos tanto Deus quanto servos de Deus”, afirma o cientista em entrevista ao site VICE.

    Para Terrile, a consciência é algo tão bem arquitetado e “mágico” que só pode ser fruto de uma simulação de computador. De acordo com ele, a consciência inclusive pode ser passada para uma máquina em até 30 anos através de engenharia reversa em nosso cérebro ou fazendo com que circuitos sejam evoluídos a ponto de chegarem em nossa velocidade de sinapse.

    ResponderExcluir
  11. Um padre de 55 anos foi encontrado ferido dentro do quarto de um motel em Divinópolis. De acordo com a Polícia Militar Rodoviária (PMR), que registrou o boletim de ocorrência, Clever Geraldo de Souza, de 55 anos, teria chegado ao estabelecimento em um carro na noite de segunda-feira (6) acompanhado por um homem e foi encontrado por uma faxineira durante a manhã. --- Será que foi rezar lá ??

    ResponderExcluir