Páginas

domingo, 1 de maio de 2011

Gigabyte

A primeira vez que eu vi um PC, ele tinha apenas 640 kilobytes na memória RAM e o Winchester suportava no máximo 10 megabytes, eu trabalhava na Cobrança, e o micro imprimia um monte de duplicatas, isso foi há 30 anos.

Hoje, você encontra um pendrive de 2 gigabytes no bazar da esquina e por menos de R$ 30,00, você pode guardar 2.000 cópias da Bíblia, é bastante memória.

Há 30 anos eram necessários 60 minutos para fazer dois backups com 20 disquetes de 3 1/4 polegadas, hoje o micro levar menos de um segundo para transferir 2 arquivos de 6 megabytes do HD para o pendrive.

Sabendo que um crente gasta dois dias para ler um parágrafo da Bíblia e toda a sua vida para colocar a orientação de ser obediente à Deus na prática, a pergunta mais óbvia é: para que precisamos de uma máquina que copia toda a Bíblia em menos de um minuto?

A resposta é simples: ninguém mais quer saber de ler, todos querem ouvir o seu cantor predileto, em arquivos que geram sons durante três minutos, o que dá 5 megabytes se for estéreo, ou seja, dá para colocar dez bandas num pendrive e seria necessário duas semanas para ouvir todas as faixas.

Para quem cansou de ouvir, o mesmo pendrive pode suportar dois longa metragens do tipo Jogos Mortais, onde o pobre coitado é forçado a arrancar seus dentes para tentar salvar a sua esposa, nesse caso o pendrive só garante quatro horas de diversão.

Baseado na premissa de que ninguém gosta de ler, estudar e pensar é que Steve Jobs inventou o iPad, basicamente um monitor, por onde você coloca $ 0,99 no bolso dele através da Internet e em troca ele oferece algo mais interessante que um filme: são aplicativos interativos, você pode jogar baralho, escrever no Blog da Selma e receber resposta de um anônimo dando a sensação de que você está sendo lido, brincar com peixes, arremessar gatos para cima dos porcos, enfim depois do iPad, você nunca mais vai querer de saber ler a Bíblia.

A Bíblia é estática, você pode perguntar mil vezes "Pai, estou fazendo a coisa certa?" que ele não responderá. Por isso, hoje temos menos crentes lendo a Bíblia e mais pessoas usando celular escrevendo só Deus sabe o quê e pelo visto um iPad de 64 gigabytes vai ser pouco para saciar essa vontade que temos de ver e apreciar as fornicações da nossa era, afinal se vamos arder naquele lago que cheira enxofre que seja por terapecados e não por megapecados.

iFrank

7 comentários:

  1. A menorunidade de informação na informática é o bit e por convenção ele só tem dois valores, o 0 e o 1. Não confunda o Zero com o Nada. No mundo eletrónico, o que existe é tensão elétrica, como fazer um ponto do chip ter menos de 3 Volts e repreesentar o Zero, e outro ponto ter 5 Volts para representar o 1, isso é algo que não aprendi nesses 52 anos que já passaram.

    Se você agrupar quatro bits, você tem o nible, e com ele você pode fazer 256 combinações, o que é mais do que suficiente para abraçar todo o nosso abecedário.

    Para escrever Nihil na linguagem binária na convenção ASCII, fica assim

    1110
    1001
    1000
    1001
    1100

    Note que no mundo humano temos algo chamado Número negativo, mas na vida eletrônica só existe dois valores absolutos para o bit. De acordo com o meu professor, foi criado uma convenção - se o número ocupar apenas um byte, ou seja um grupo de oito bits, o bit mais a esquerda é que será utilizado como sinalizador.

    Já a quantificação da memória segue mais ou menos o Sistema Internacional de medidas, mas ao invés de usar a base 10, o pessoal usa a base 2, talvez em homenagem aos bits.

    Ao invés de 10^3 para representar kilo, o pessoal usa 2^10 para representar 1024 bytes ou 1 megabyte, o que dá 1024 x 8 = 8192 bits.

    2^20 é um gigabyte, 1024 x 1024 x 8 = 8.388.608 bits. O interessante é que o maior número de bits não implica em maior tamanho do dispositivo, isso quer dizer que o tamanho físico do bit de hoje é muito mais fino que o bit de 30 anos atrás. Melhor se pudéssemos transpor essa tecnologia aos nossos estômagos, onde poderiíamos comer mais sem precisar trocar de calça todo santo mês.

    ResponderExcluir
  2. Grande sr.Hosaka! (ou será que não é "sr.Hosaka grande"? kkkkk...)

    Fui ao templo,e o monge "da casa" me contou justamente que percebeu que ultimamente não ando lendo nosso dharmapada- e disse que eu tenho que voltar a fazer isso.
    Já tratei de obedecer na mesma hora.

    Hum...bem...hã...eu nunca apreciei jogos(nem mesmo xadrez e dama), e gibis, eu só leio os da turma da Mônica(isso quando dá para fazer isso, vez por outra, na companhia das sobrinhas.
    Não tenho bastante concentração para ver filmes até o fim, nem consigo ler revistas de capa a capa.

    Então, o pc para eu -sempre será para usos convencionais.
    Ler notícias, fazer pesquisas de temas que me interessaram em horas anteriores,ver imagens botânicas,ler alguns artigos de revista,e estar no nosso quarteto de sites,que são esse blog,o blog do sr.William,o Jornal de Debates,e o site onde se encontra o sr.Ésio.

    Quase tenho remorso por ter comprado um notebook sofisticado como esse Lenovo,cujo nome só por esses dias,soube que é a antiga IBM.
    Mas, vou conservar o mesmo, mesmo se eu tiver um menor.
    Assim,quando um estiver no conserto,o outro poderá estar em uso.
    Isso garantirá mais a continuidade da minha inclusão digital.

    Pelo seu texto,eu já vi que não preciso de um Ipad de sessenta e quatro gigas,para eu, trinta e dois,ou dezesseis,já estariam de bom tamanho.
    Mas, pensei o dia todo hoje.
    Fui no shopping(sempre passo por lá, depois da cerimônia), vi um ipad.
    Desisti.
    O pc alternativo que eu vou ter,vai ser um net bem pequeno,mesmo, e acabou-se.

    Vejo algumas limitações nessa encantadora "televisão na vertical".
    Primeiro,que ele não seria tão discreto assim quanto eu pensei- pois vi o tamanho.
    Além disso,todos os visores de teto do shopping, agora estão no formatode Ipad, e deu para conferir como ele é.
    Não dá para usar em público,-isso chamaria a atenção de algum larápio de passagem.
    Ainda mais que Ipad por ora, é considerado "brinquedo eletrônico da elite".

    Como o teclado é escondido, eu ficaria meses aprendendo a usá-lo, e por ora, desejo estar na internet, pois basta apenas uma mudança de vida,nesse momento.
    A internet para Ipad é mais barata do que a da internet para o pc,mas se eu tiver outras despesas,- então essa conta vai acabar sobrando.

    Idem, não tem quase lugar nenhum aqui em Sampa, ainda,vendendo o tal do Ipad.
    Nem na Saraiva,nem nas Casas Bahia.
    Suponho que mesmo os vendedores de lojas de informática,ainda que tenham algum à venda,não sabem muito sobre o mesmo.

    Eu já deveria ter ficado curiosa sobre isso há mais tempo.
    Então, eu teria comprado um net,e não um note, e agora,eu poderia comprar também o Ipad.
    Mas como eu achei que para se tê-lo,era necessário ter celular,só agora que estou começando a saber sobre ele,porque então,percebi que ele não exige que se tenha telefone.

    Esses aparelhos estão caros, talvez seja melhor esperar ver aparecerem em todas as lojas,e em todos os folhetos de magazine- bem como ficar um pouquinho mais em conta.
    E como o sr.contou que ele tem dificuldade para acessar a CEF, e como todo mundo que decide ter uma internet,é porque precisa também dela para fazer operações "vitais" vez por outra, então por ora, dá para adiar a compra de uma máquina que será usada só para se navegar na internet,sem compromisso.

    Vou ter mais um net,e será um net pequeno,mas cuja bateria vai ter seis células,o que eu acredito- que vai fazer a bateria durar pelo menos três horas.

    segue

    ResponderExcluir
  3. continuação (a caixa de réplicas não comporta mensagens muito longas)

    O Ipad é mais pesado do que um micro bem pequeno da Positivo ou da Samsung.
    O Ipad 2 vai ser mais leve,mas não dá para carregar na bolsa uma coisa que mais parece uma folha de exame médico.
    Seu uso não é muito discreto,e ele foi feito mesmo para ficar só em casa,ou no serviço.
    Oxalá, ele tenha pés por baixo- para poder ficar ereto.

    Se eu tiver um- daqui a um tempo, um dos notes,será vendido,ou vai virar presente para algum futuro incluso digital.

    Por enquanto,preciso de passar mais tempo catando informações seguras sobre essa "tv na vertical',pois sou leiga em informática.
    Não dá para comprar mais barato,pela internet,pois isso poderia ser "fria" ou no mínimo,uma decepção.

    Não haverá muita rotina previsível para eu nos próximos meses também,para eu poder me ocupar só disso.
    Mas,vou procurar saber do mesmo "lindo objeto" pelo ano inteiro.

    Nem posso reclamar da minha sorte nesse momento.
    Ainda bem que ao menos por enquanto,os nets e notes fazem sucesso,e que há assistência técnica para eles.
    Um pc bem pequeno,eu usarei em público,não vai pesar na bolsa,e vai ser uma alternativa para alguma emergência.

    Nem mesmo os mais novidadeiros,já estão usando o Ipad.
    Eu, dificilmente me interesso por algo que ainda "não existe direito'.
    Em 1.989, eu fiz um curso de informática,e nessee tempo,os pcs das firmas,ainda eram atms,ligados aos departamentos de cpu da empresa, e esses cpus eram do tamanho de uma casa.
    Suponho que hoje em dia,meu micro tem mais conteúdo do que aqueles portentos costumavam ter.

    Em 1.991, tive uma "visão" na qual eu conversava por videoconferência com um senhor gaúcho de razoável erudição.
    Chamei isso de "ficção científica",pois nem sabia que já existia internet.
    Ela veio para o Brasil em 1.996,mas atualmente,incrivelmente,o provedor Terra lançou um telefone voip,que possibilita videoconferências pela internet.

    Já pensou que eu e o professor realmente poderíamos fazer uso disso?
    Já pensou no gd inteiro funcionando assim, ou mesmo em nossos grupos atuais,funcionando assim?
    Eu só não saberia como iríamos dar vida aos etéreos Contravocê e Adilson.(hahahaha...)

    ResponderExcluir
  4. continuação 2

    De vez em quando,acho que viro mesmo uma "mala de filme".

    Interessada em engenhos enquanto eles ainda são só artigos de luxo- ou sonhando com coisas que ainda não existem.
    Seria mesmo bom se eu já soubesse bastante sobre o "aipéd',como o chamam- para poder ter um agora,sem susto,mas eu acabei me distraindo em relação a isso,então,o jeito será esperar mais agora.
    E procurar me concentrar nas outras urgências.

    Acho que quando eu tiver,eu vou ter já é o Ipad 3,que eu espero que seja menos comprido.

    Já basta que nesse ano,até sampler estou querendo ter,então nem tudo precisa ser para agora,mas o sr.me levou ao encanto por esse aparelho.

    Esteja sossegado, não vou ter uma atitude prejudicial.
    (assim como há anos venho adiando a compra das brainmachines também, que custam cada qual apenas mil reais.
    Relembrando,as brainmachines,são as antigas e as ainda quase famosas,máquinas de meditação)

    Soluções perfeitas não existem.

    Sei que as baterias dos notes e dos nets duram pouco,mas quando resolvi tê-los,eu entendia que eu não iria prescindir totalmente dos outros pcs.

    Umas vezes, nas minhas saídas para "isso ou aquilo" eu fui em lan-houses, no tempo do gd do terra,e mesmo agora,para escrever em nossos sites.
    Umas lans eram boas,outras nem tanto.
    Precisei arrumar mais autonomia virtual,mas não é uma autonomia perfeita,mesmo porque a banda larga que não é speedy, costuma vez por outra,sair do ar.
    Mas, essa situação,por enquanto,é a melhor que posso ter.
    O uso do Ipad em público,não é possível.
    Se eu tivesse um,eu ia ter que ter um pc pequeno,com o qual eu pudesse sair de casa, mesmo assim.

    O prejuízo econômico que eu terei por comprar então três pcs,não será fora do comum,e poderá ser compensado pela possível venda do mais antigo.

    Por enquanto é isso.

    Obrigada pela paciência em me ler,sr.Hosaka.

    Hoje eu falei bastante.

    Espero ao menos haver divertido ao senhor e aos demais leitores.

    ResponderExcluir
  5. Hã...não tenho acréscimos a fazer.

    (já pensou se houvessem? kkkkk...)

    Sempre vou ler suas postagens sobre o Ipad,e sobre os outros recursos eletrônicos,pois hoje em dia, nossa vida vai se virtualizando num caminho sem volta.

    O sr.deve ser um dos três na cidade,que estão usando o "aipéd").(h !h ´!)

    De verdade,muito boa noite, e uma semana na mais absoluta paz ao senhor.

    Que anjos e devas nos protejam.

    °°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°

    ResponderExcluir
  6. Olá, HosakaPegnoratto, ardendo muito essa tua buzanfa de católicuzão ?? Remédio para voce: salsichón alemón, hehehehe

    ResponderExcluir
  7. Olá,Poli,

    como o sr.Hosaka não está aqui, (deve ter se perdido dentro de algum chip, quando tentou visitar Liliputh (hahaha...), então sou eu que te direi boa noite.

    Até maisinho.

    ResponderExcluir