Páginas

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Dinheiro Pink

Todos os dias se ouvem notícias de que caixas eletrônicos foram explodidos. E que agora, quando os caixas são explodidos, as cédulas ficam manchadas de cor de rosa. Por que rosa? Ora, se não fosse de rosa seria outra cor qualquer... O objetivo foi (segundo fiquei sabendo) tingir de vermelho, porque vermelho é uma cor que chama bastante a atenção. E uma nota vermelha chamaria bastante à atenção. Mas o que aconteceu é que em vez de vermelho a tinta ficou rosa... Mas seja como for, sabe-se que uma nota manchada de rosa é produto de roubo.


Não é crime receber nem portar as notas, mas quem tiver uma pode ajudar nas investigações As  notas roubadas de caixas eletrônicos e tingidas de cor-de-rosa por equipamentos de segurança instalados pelos bancos estão circulando pelo comércio. O fato de as notas estarem manchadas não tem evitado que os ladrões levem o dinheiro e o repassem.

O BC (Banco Central) informou que as cédulas manchadas são danificadas, mas continuam valendo, no entanto, os comerciantes podem se recusar a recebê-las. Segundo a polícia, receber ou portar uma nota como essa não é crime, mas quem estiver com ela pode ajudar nas investigações. "Ela pode identificar de onde veio isso. Se eventualmente ela receber uma nota de boa fé, não tem porquê ter medo", explicou o delegado Luis Paulo Silva ao site G1 .

Desde 1º de abril, 39 casos de roubo a caixa eletrônico foram registrados na Grande São Paulo. Os ataques aconteceram na capital e em mais dez cidades da região metropolitana. As informações são do telejornal SPTV, da Rede Globo.

A capital registrou 16 casos, e o restante foi nas outras cidades. Os criminosos escolhem preferencialmente os caixas eletrônicos instalados em lojas de conveniência de postos de combustível e agências bancárias. Ao menos metade dos crimes foi nesses locais. Terminais de supermercados e de farmácias também tem sido alvo na recente onda de ataque.


A pessoa que receber uma cédula dessas pode se dirigir até uma delegacia de polícia ou trocá-la em um banco. De acordo com o Banco Central, as agências são obrigadas a fazer a troca.

Apesar do uso da tinta em caixas eletrônicos ser recorrente, o Banco Central afirma que o sistema ainda precisa ser regulamentado. (Portal G1)


Recebi uma nota de cinquenta reais com a pontinha ligeiramente manchada  de rosa. Fui ao banco e perguntei ao gerente se precisava tocar. Ele me disse que não, que aquilo parecia ser mancha de caneta. E agora? Se for só  na pontinha não tem problema? Como saber se é tinta de caneta Bic ou tinta de caixa eletrônico explodido?
Bem... Deixa pra lá... Já passei pra frente!





Selma

Nenhum comentário:

Postar um comentário