Páginas

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Debutante, mala nihil

Complementando a mensagem anterior,que foi a Encrenca 333,quando eu disse que tenho muito a aprender com poetas e escritores naturalistas,é porque minha poesia será basicamente naturalista também.
É dessa  turma  que faço parte.

Eu poderia,para homenagear 'as mães',postar uma prosa comum sobre as mães,contar sobre Mahaprajapáti,madrinha do sri Santinho(mestre Buda), ou postar o sutra de sra Avalokistewara.
Claro que estou cada vez mais budista,e descobrir quais foram os valores éticos e estéticos defendidos pela devoção dos gregos a Vênus, milênios atrás,me aproximou ainda mais do meu sangha atual.
Passei a entender mais o que venho praticando.

Escolhi para homenagear as mães, a "grande mãe' do pensamento religioso atual.

E uma vez que o que todas as mães  mais querem,é ver  os filhos fortes,com saúde, e ajustados a uma comunidade também ajustada, e uma vez que o que as mães mais precisam,é de um mundo melhor para os filhos- porque filhos todos somos, assim como somos mães e pais,então ninguém melhor para entender-nos,do que senhora de Vênus, musa da civilização, da superação das arestas, e da organização da vida urbana.

Uma boa noite a todo mundo.
A poesia seguirá abaixo.
Oxalá, esteja agradável.



A Debutante,(debutante,no sentido de ser uma senhorinha bem intencionada,mas um pouco  ingênua,às vezes)

Senhora de Vênus, boa moça
estátua de pedra ou de louça
você não é só um frio mármore
perene em sua força
mas é alguém que deseja nossa felicidade.

Com seu gosto estético
com sua cortês afabilidade
com sua fecundidade
com sua vinculação ao deus Eros
com sua pragmaticidade
com sua preocupação
pela educação
tanto como formação
como enquanto instrução
bem como com todas as instituições
que zelam pelos nossos interesses, você enseja,
mesmo anonimamente
pelo melhor controle do nosso futuro
pela exuberância dos nossos atributos
tecendo a malha fina dos amores,
e de todas  as relações,
ecoando em canções
todas as belas  paixões
que tanto colaboram para a tessitura
da vida em grupo
da coletividade do presente e do futuro.

Incentivando ideais
Incentivando a harmonia,
e eu te peço que não nos abandone jamais
e que um dia,
retorne ao olimpo onde você merece estar
de onde para sempre você haverá de nos iluminar
como bela estrela da manhã
musa de cinco pontas,
para um novo amanhecer
num  mundo que não nos fará mais vergonha.

Eu sou vinculada também a você,
Te agradeço por sua ajuda desinteressada
a nós todos,
eu te peço para favorecer o equilíbrio do todo
e por uma vida não tão sisuda
para ninguém,-
bem como para que esteja em seu lugar de sempre,

para que tenhamos ainda, paz em nossas vidas,
corações e mentes.

Um comentário:

  1. Publicada pela primeira vez no blog do sr.William,no começo de abril- num dos espaços de réplicas da mensagem em destaque entitulada tripitaka 159, de minha autoria,presente no arquivo Nihil.

    Teve o título de Encrenca 270, e foi escrita no dia catorze do mês mencionado.

    ResponderExcluir