Páginas

domingo, 3 de abril de 2011

Obama fala a Veja

A minha sobrinha, a Lilian, ficou indignada quando viu essa frase na capa da Revista Veja. Ela acreditava que o uso da crase é obrigatório, seguindo a regra da junção de um artigo com uma preposição. O título acima pode ser substituído por "Obama fala ao Estado", logo a Lilian esperava algo assim "Obama fala à Veja".

No entanto, ela teve um surto de autocrítica e foi consultar no livro do colegial, e, para a surpresa dela, ela viu um tópico, alegando que o uso da crase é facultativo, quando o artigo a vem precedido de nome próprio em feminino. Eta língua complicada!

iFrank

5 comentários:

  1. Oi Hosaka! Vou ver se descubro como mandar a mensagem do twitter que vc falou...

    ResponderExcluir
  2. Um homem foi ao barbeiro para cortar o cabelo como ele sempre fazia. Ele começou a conversar com o barbeiro e conversaram sobre vários assuntos. Conversa vai, conversa vem e começaram a falar sobre Deus... O barbeiro disse:

    - "Eu não acredito que Deus exista como você diz".
    - "Por que você diz isto?" - o cliente perguntou.
    - Bem, é muito simples. Você só precisa sair na rua para ver que Deus não existe. Se Deus existisse, você acha que existiriam tantas pessoas doentes? Existiriam crianças abandonadas? Se Deus existisse, não haveria dor ou sofrimento. Eu não consigo imaginar um Deus que permite todas essas coisas".

    O cliente pensou por um momento, mas ele não quis dar uma resposta para prevenir uma discussão. O barbeiro terminou o trabalho e o cliente saiu.

    Neste momento, ele viu um homem na rua com barba e cabelos longos. Parecia que já fazia um bom tempo que ele não cortava o cabelo ou fazia a barba e ele parecia sujo e arrepiado.

    Então o cliente voltou para a barbearia e disse ao barbeiro:
    - "Sabe de uma coisa? Barbeiros não existem".
    - "Como assim eles não existem?" - perguntou o barbeiro.
    - "Eu estou aqui e eu sou um barbeiro".
    - "Não!" - o cliente exclamou. "Eles não existem, porque se eles existissem não existiriam pessoas com barba e cabelos longos como aquele homem que está andando ali na rua".
    "Ah, mas barbeiros existem, o que acontece é que as pessoas não me procuram, e isso é uma opção delas".
    - "Exatamente!" - afirmou o cliente.
    "É justamente isso, Deus existe, o que acontece é que as pessoas não o procuram, pois é uma opção delas, e é por isso que há tanta dor e sofrimento no mundo".

    ResponderExcluir
  3. Quando ele veio ao encontro do povo, um homem se lhe aproximou e, lançando-se de joelhos a seus pés, disse: Senhor, tem piedade do meu filho, que é lunático e sofre muito, pois cai muitas vezes no fogo e muitas vezes na água. Apresentei-o aos teus discípulos, mas eles não o puderam curar. Jesus respondeu. dizendo: Ó raça incrédula e depravada, até quando estarei convosco? Até quando vos sofrerei? Trazei-me aqui esse menino. - E tendo Jesus ameaçado o demônio, este saiu do menino, que no mesmo instante ficou são. Os discípulos vieram então ter com Jesus em particular e lhe perguntaram: Por que não pudemos nós outros expulsar esse demônio? - Respondeu-lhes Jesus: Por causa da vossa incredulidade. Pois em verdade vos digo, se tivésseis a fé do tamanho de um grão de mostarda, diríeis a esta montanha: Transporta-te daí para ali e ela se transportaria, e nada vos seria impossível.
    (S. MATEUS, cap. XVII, vv. 14 a 20.)

    ResponderExcluir
  4. Budismo : Com aproximadamente 375.440.000 fiéis, ocupa o quinto lugar dentre as maiores religiões. É uma religião e uma filosofia que se espelham na vida de Buda. Este não deixou nada escrito, porém seus discípulos escreveram acerca de suas realizações e ensinamentos para que seus posteriores fiéis pudessem conhecê-lo.Siddhart Gautama, o Buda, nasceu no século VI a.C., em Kapilavastu, norte da Índia, que hoje corresponde ao Nepal. Ele era um príncipe que, logo após seu nascimento, foi levado pelos seus pais ao templo para ser apresentado aos sacerdotes. Lá surgiu um senhor sábio que havia dedicado sua vida toda à meditação longe da cidade; ele tomou o menino em suas mãos e profetizou "este menino será grande entre os grandes. Será um poderoso rei ou um mestre espiritual que ajudará a humanidade a se libertar de seus sofrimentos". Após essa profecia, os pais de Siddhart resolveram criar o filho superprotegido para que ele não optasse por estudos filosóficos como foi profetizado. Aos dezesseis anos, ele se casou com sua bela prima Yasodhara; desse relacionamento nasceu seu único filho, Rahula. Contudo, sempre se mostrou curioso com a vida fora dos portões do palácio, por fim, em um belo dia, decidiu descobrir o que havia do outro lado. Siddhart se chocou com a realidade de seu povo e, aos 29 anos, decidiu buscar uma solução para aquilo que afligia seu coração: o sofrimento humano. Abriu mão de sua família e foi em busca de uma resposta. Foi nesse caminho que ele se tornou Buda, o iluminado.
    Fundou a doutrina budista, cujo principal conceito é de que as respostas do homem se encontram em seu interior.

    ResponderExcluir
  5. Francisquinho Osaquinhasábado, maio 13, 2023 12:54:00 PM

    A treze de maio na cova da Íria
    No céu aparece a Virgem Maria
    Ave, ave, ave Maria
    Ave, ave, ave Maria
    A três pastorinhos cercada de luz
    Visita Maria, mãe de Jesus
    Ave, ave, ave Maria
    Ave, ave, ave Maria
    A virgem nos manda o terço rezar
    Assim diz "meus filhos,
    Vos hei de salvar"
    Ave, ave, ave Maria
    Ave, ave, ave Maria
    E quer penitência a
    Ela convida Perdão
    Não teremos, sem mudarem de vida
    Ave, ave, ave Maria
    Ave, ave, ave Maria
    Veste com modéstia,
    Com muito pudor
    Olhai como veste
    A mãe do Senhor
    Ave, ave, ave Maria
    Ave, ave, ave Maria
    Vivamos cristãos
    Sem mancha e labéu
    Que a Virgem nos guie
    A todos ao céu
    Ave, ave, ave Maria
    Ave, ave, ave Maria!

    ResponderExcluir