Páginas

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Natureza Viva 36- parte dois, Samudra Nihil

Segunda aula- segunda parte,

Flor perfeita;

A diversidade  de  cores e formas  é uma característica marcante das orquídeas. E mesmo com tanta variedade- belas,exóticas,grandes,micro,raras ou delicadas-, o que faz com que as cerca de 35 mil espécies estejam agrupadas numa mesma família é a perfeição da flor, que possui a estrutura sempre  idêntica: três  sépalas e três pétalas  bastante  desenvolvidas e um órgão reprodutor.

As sépalas tem a função de proteger a flor em botão e,quando desabrocham, apresentam cores,tanto quanto as pétalas. Essas se intercalam entre  as sépalas e, entre as três, uma diferencia-se das demais na forma e na coloração,  sendo chamada de labelo. O labelo é quem garante a reprodução, devido à função de  atrair os insetos polinizadores.

O órgão reprodutor possui quatro partes:   coluna e ginostêmio,resultado da fusão dos órgãos masculino e feminino; antera, que contém os grãos de pólen agrupados em massas chamadas polínia; estigma,órgão receptivo onde  são depositadas as políneas durante a polinização; e ovário,onde se desenvolve a cápsula das sementes, após a fecundação.

-Em tempo:    porque eu estava ao mesmo tempo escrevendo aqui,e fazendo a 'manutenção"do meu outro pc,-aquele que está problemático,-embora eu tenha falado que eu ia postar as "ilustrações" só  aqui, eu já postei na primeira parte.
Não faz mal, eu já as repeti aqui também, imediatamente abaixo.

A bibliografia que usei para as postagens de hoje, e da Natureza Viva 35,da semana passada- foi o livro-revista "O grande mundo das orquídeas, 500 espécies" da editora On.

O link abaixo não tem nada a ver com a revista, mas  servirá para a localização das partes descritas desssas flores,nos textos que eu transcrevi hoje.
As imagens não podem ser aumentadas, a visita será rápida,mas será muito bonita.

Uma boa tarde aos leitores.

(não sei quando essa série vai continuar,ou mesmo - se irá continuar.
 Eu tenho a intenção de dar continuidade a ela,nem que for uma vez por mês,assim como as demais postagens com título, eu também tentarei continuar)

Mas vejam as flores.
http://www.orchidweb.jp/orchidshow/kansai2007/cattleya_hybrids.htm

3 comentários:

  1. Em tempo:

    como eu falei na postagem Natureza Viva 35,da semana passada,será o livro-revista mencionado que será usado para a tentativa de postagem dos quinhentos nomes mais conhecidos de orquídeas.

    As orquídeas,conforme 'ouvido"- somam mais de trinta e cinco mil espécies,entre originais,big clones, enxertos artificiais e naturais.

    Mas,nós só teremos algum tempo para vermos quinhentos nomes.
    E nem sei se haverá esse tempo-
    Mas,eu sei que as poucas que eu mostrar,ou voltar a mostrar,já vão nos encantar muito.

    'sso aí.

    ResponderExcluir
  2. O Ministério Público Federal decidiu abrir, em Brasília, seis procedimentos para investigar acusações feitas por Marcos Valério num depoimento prestado em setembro do ano passado –aquele depoimento em que o operador do mensalão disse que Lula deu o seu “ok” para os empréstimos bancários que encobriram o esquema e teve “despesas pessoais” pagas com verbas espúrias.- Blog do Josias, UOL, 02/04/2013

    ResponderExcluir
  3. Folha de SP - 12/04/2013 - Ministério Público Federal abre inquérito contra Lula -

    Entre outras acusações, o publicitário afirmou que Lula, o ex-ministro Antonio Palocci e Miguel Horta, então presidente da Portugal Telecom, negociaram repasse de US$ 7 milhões para o PT.

    Valério afirmou que o ex-presidente e Palocci reuniram-se com Horta no Palácio do Planalto e combinaram que uma fornecedora da Portugal Telecom em Macau, na China, transferiria o valor combinado para o PT.

    O dinheiro seria usado em campanhas petistas e para comprar deputados, segundo Valério.

    No pedido enviado à PF, a Procuradoria solicitou "diligências" para averiguar até a exata data do encontro citado por Valério. Não há ainda previsão de quando depoimentos serão tomados, segundo a Folha apurou.

    O depoimento foi enviado para a primeira instância já que nenhum dos citados têm foro privilegiado.

    A Procuradoria da Republica do DF analisou o depoimento de Valério e, a partir daí, abriu seis procedimentos criminais. Um desses procedimentos foi, agora, transformado em inquérito. Os outros são preliminares e podem ou não ser transformados em investigações policiais.

    ResponderExcluir