Páginas

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

tripitaka 159- mala nihil

O presente já será um "texto do bem",mas vai comentar alguns fatos da tripitaka 153, fatos sobre prática religiosa.

O que eu contei indica o que muitos antigos já disseram.
A meditação- por mais maravilhosa e profunda que ela for- dá mais resultado- ou só dá bons resultados, se ela estiver sendo praticada dentro de um corpo doutrinário de uma religião. Ou se estiver sendo praticada, junto com um propósito de ética para a rotina, fora do horário dessa prática.

Um teósofo também já disse que, de preferência, tipos problemáticos em sentido psicológico,devem ir tratar dos seus problemas clinicamente,e não só confiar nos benefícios da meditação- ou ela será vagarosa em seus resultados.
Ainda que todas as práticas religiosas sejam procuradas,de preferência,pelos tipos mais carentes e enfermiços,mesmo que não sejam pobres em dinheiro.

A meditação zen,aparentemente deveria conceder beneficios mais vagarosamente do que as outras,por ser uma simples meditação de concentração,mas muitos que a praticam melhoram depressa como pessoas,pois a fazem- junto com a prática dos cinco preceitos budistas.

Na Self Fellowship, a poderosa prática ensinada por sri Yogananda- se faz acompanhar pelos livros publicados por ele,e pelas lições passo a passo que a ordem envia pelo correio, sobre a ética a acompanhar a prática.
Essas lições são pagas a preço de custo.
Custam só as despesas do correio internacional.(vêm das sedes da India ou da Califórnia)

No movimento do Maharishi,existe o apoio também no livro "Ciência do Ser e ARte do Viver",mas quem vai levar a sério o corpo doutrinário de uma meditação transcendental,com os problemas "politicos" existentes na parte internacional...

...portanto,para muitos praticantes de m.t, a m.t é só uma forma de ioga menos exigente.

Isso é válido,mas para quem procura a entrada na aventura iluminativa ou salvacionista, é apenas o começo.

°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°

Um comentário:

  1. Em tempo,

    Ciência do Ser e ARte do Viver foi um livro escrito por Maharishi, sobre a cultura e a filosofia por detrás da meditação transcendental.

    Dr.Deepak Chopra, um dissidente do "movimento"- também escreveu alguns livros de autoajuda- baseados nessa filosofia.

    ResponderExcluir