Páginas

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Quem vai para o inferno?

Quem tem mais chances de ir para o inferno? Os que não tem religião? os que não pagam dízimos e não dão esmolas? Os que falam bobagens em grupos de discussões e blogs*?

*No caso temos alguns exemplos: Eu, a Nihil, o Hosaka, o Católico, o 233, o VV... rsrs!


Lucas, 16:
19 - Ora, havia um homem rico que se vestia de púrpura e de linho finíssimo, e todos os dias se regalava esplendidamente.
20 - Ao seu portão fora deitado um mendigo, chamado Lázaro, todo coberto de úlceras;
21 - o qual desejava alimentar-se com as migalhas que caíam da mesa do rico; e os próprios cães vinham lamber-lhe as úlceras.
22 - Veio a morrer o mendigo, e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão; morreu também o rico, e foi sepultado.
23 - No inferno, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe a Abraão, e a Lázaro no seu seio.
24 - E, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim, e envia-me Lázaro, para que molhe na água a ponta do dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama.
25 - Disse, porém, Abraão: Filho, lembra-te de que em tua vida recebeste os teus bens, e Lázaro de igual modo os males; agora, porém, ele aqui é consolado, e tu atormentado.
26 - E além disso, entre nós e vós está posto um grande abismo, de sorte que os que quisessem passar daqui para vós não poderiam, nem os de lá passar para nós.
27 - Disse ele então: Rogo-te, pois, ó pai, que o mandes à casa de meu pai,
28 - porque tenho cinco irmãos; para que lhes dê testemunho, a fim de que não venham eles também para este lugar de tormento.
29 - Disse-lhe Abraão: Têm Moisés e os profetas; ouçam-nos.
30 - Respondeu ele: Não! pai Abraão; mas, se alguém dentre os mortos for ter com eles, hão de se arrepender.
31 - Abraão, porém, lhe disse: Se não ouvem a Moisés e aos profetas, tampouco acreditarão, ainda que ressuscite alguém dentre os mortos.

         Existe mesmo um lugar de fogo, onde as pessoas que cometeram pecados, pecadinhos e pecadões ficarão por toda a eternidade?
         A Igreja Católica acredita que todos os pecadores queimarão no fogo do inferno, após a morte. Já os Espíritas acreditam que “inferno” é apenas um estado de consciência “pesada”...
       A Bíblia foi escrita em três línguas: hebreu, caldeu e grego. A Bíblia que temos hoje em dia foi traduzida para o português destas três línguas. Há muitas traduções da Bíblia. A mais popular é a Corrigida.
       Há quatro palavras para "inferno" na versão corrigida. Destas quatro, só uma é usada no Velho Testamento. É a palavra hebraica "Seol". No Novo Testamento as outras três palavras para "Inferno" são: "Hades", "Gehena" e "Tártaro"; todas naturalmente são palavras gregas.

QUAL O SIGNIFICADO DESTAS PALAVRAS?

        Temos de olhar no hebreu e no grego para entender o significado destas palavras. A palavra inferno, no português, não nos dará o significado nem no hebreu nem no grego.
I. A palavra hebraica "Seol" no Velho Testamento é traduzida assim:
       1. "Inferno", 28 vezes: Deuteronômio 32:22; 1 Samuel 22:6; Jó 11:8, 26:6; Salmos 9:17, 16:10, 18:5, 116:3; Provérbios 5:5, 9:18, 15:11, 15:24, 23:14, 27:20; Isaías 14:9, 14:11, 14:15, 28:15, 28:18, 57:9; Ezequiel 31:15, 16, 17, 32:21; Oséias duas vezes 13:14; Amós 9:2; Jonas 2:2.

        2."Sepultura", 27 vezes: Gênesis 37:35, 42:28, 44:29. 44:31, 1Samuel 2:6; 1Reis 2:6, 2:9, Jó 7:9, 14:13, 17:13, 21:13, 24:19; Salmos 30:3, 31:17, 49:14, 49:15, 86:13, 116:3, 139:8, 141:7; Provérbios 1:12, 7:27, 30:16; Eclesiastes 9:10, Cantares de Salomão 8:6; Isaías 5:14, 38:10, 38:18.

        3."Sepulcro", 5 vezes: Números 16:30, 16:33; Salmo 6:5; Ezequiel 32:27; Habacuque 2:5.

        4."Enterrado", 1 vez: Salmo 49:14.

        5."Terra", 1 vez: Salmo 55:15.

         6."Seol", 2 vezes: Jó 17:16; Salmo 139:8.

        7."Mundo Invisível", 1 vez: Salmo 89:48
.
         O Dicionário Hebreu e Caldeu de Strong diz que "Seol" é "o mundo dos mortos".
         A Concordância Analítica de Young diz que "Seol" é "o estado invisível".
         O Dicionário de Smith diz que "Seol" é "sempre a habitação dos espíritos dos mortos".
         O dicionário e Enciclopédia Bíblica de Fausset diz que "Seol" é "o receptáculo comum dos mortos.
         Fica claro, então, que Seol não é só inferno, mas é o lugar dos espíritos, não importa se salvos ou perdidos. É simplesmente um termo "significando o estado do morto, em geral, sem qualquer restrição de felicidade ou miséria". Contudo, em muitos exemplos onde a palavra é usada, a referência torna claro que era na parte de Seol (Inferno) que os maus eram castigados. Salmo 9:17. Em outros exemplos a referência torna claro que era na parte de Seol (Paraíso) que os salvos eram abençoados.

       II. “Hades" é a palavra grega no Novo Testamento, que é traduzida deste modo na versão Corrigida:
         1."Inferno", 8 vezes: Mateus 11:23, 16:18; Lucas 10:15; 1 Coríntios 15:55; Apocalipse 1:18, 1:18, 6:8, 20:13, 20:14.

         2."Hades", 3 vezes: Lucas 16:23; Atos 2:27, 2:31.

         Mas "Hades" como o "Seol" não é só o inferno. Na verdade, "Hades" é a palavra correspondente ao hebraico "Seol" e as duas tem o mesmo significado.
         O Dicionário Grego do Novo Testamento de Strong diz que "Hades" é o lugar (estado) das almas".
         A Concordância de Young afirma: "O mundo invisível".
         A. T. Robertson, mundialmente conhecido como erudito grego, afirma: "O Hades é tecnicamente o mundo invisível, o Seol hebreu, a terra dos mortos".
        Lucas 16:19-31 (a passagem descrit acima) há uma ilustração para o Seol (Hades). Esta passagem abre a cortina e nos deixa dar uma olhada na "terra dos mortos".
         Portanto, é óbvio que "Hades" (Seol) tem dois lados (compartimentos): um lado que é chamado o "Inferno", um outro lado que é chamado o "Paraíso".

Lucas 16:19-31. Observe que nessa passagem, entre os dois lados tem um grande abismo, de sorte que os que quisessem passar de um lado para outro não poderiam. O inferno é onde os perdidos estão sofrendo a ira de Deus agora.

       III. "Gehena" ou "Lago de Fogo" é a palavra grega que realmente significa inferno.     
        Ela nunca é traduzida por nenhuma outra palavra. É sempre inferno, e dez das onze vezes em que é usada, foi pronuciada pelo próprio Jesus.
        Aqui está uma lista com as passagens onde a palavra "Gehena" aparece: Mateus 5:22, 5:29, 10:28, 18:9, 23:15, 23:33; Marcos 9:43, 9:45, 9:47; Lucas 12:5; Tiago 3:6.
         A palavra "Gehena" é de origem hebraica; vem de "vale" e "Hinom". "É o Vale de Hinom, onde o fogo queimava sem cessar".
         O Vale de Hinom era um lugar perto de Jerusalém, onde Acaz iniciou a adoração aos deuses do sol e do fogo, Baal e Moloque. Os judeus sob o domínio do ímpio Manassés, ofereciam seus filhos como ofertas queimadas nesta adoração idólatra, Jeremias 7:31).Esta adoração cruel foi finalmente abolida, e mais tarde, Josias tornou o lugar um receptáculo de carcaças de animais e corpos de malfeitores (criminosos), nos quais os vermes se reproduziram continuamente. Um fogo perpétuo era mantido para consumir a matéria apodrecida. O lugar ainda existia no tempo de Cristo e Ele  o usou para ilustrar as condições do inferno, "O inferno de fogo", ao se referir a este vale.
         Jesus se referiu ao Inferno como o "inferno de fogo", no qual tanto "o corpo quanto a alma" serão lançados. Ele disse que lá "o fogo nunca se apaga" e onde "o seu bicho (o homem) não morre".

         IV. "Tártaro", a quarta palavra traduzida por "inferno" é usada só uma vez no Novo Testamento grego, 2 Pedro 2:4.
        O Dicionário Grego do Novo Testamento de Strong diz que "Tártaro" é "o abismo mais profundo do Hades" (exemplo - Apocalipse 20:3) e que a palavra significa "encarcerar (aprisionar) em tormento eterno".
        
         Afinal, quem vai para o inferno? Quem não ouve as palavras de Deus e não as cumpre ou quem nunca quis ouvir? Quem deixa de dar esmolas para um pobre? Quem escreve bobagens em grupos de discussões e blogs? Ah... O 233 e o Hosaka vão para o inferno? A Nihil e o Católico? Eu? O Ateu?
        Resta saber – nos tempos de hoje – os requisitos necessários para um indivíduo ficar “queimando”  no inferno...


(Selma)

7 comentários:

  1. Inferno ou o NADA?

    Mesmo os espíritas, que aprenderam com Rivail -com Rivail- porque nunca houve revelação alguma de espíritos de mortos, que os espíritos são pré-existentes, têm de admitir que houve um tempo em que não existiam. Era simplesmente o Nada.

    Agora, vamos raciocinar, embora isso seja difícil para a maioria. Se existisse um luga, ou um estado de consciência, em que os condenados sofressem tormentos por toda a eternidade, que é que o apóstolo Paulo diria a respeito? Omitiria esse destino horrendo? Pensem bem, e me respondam depois.

    ResponderExcluir
  2. Os Espíritas não acreditam que existe um lugar chamado Inferno, onde os pecadores sofrem tormentos por toda a eternidade. Quem acredita nisso são os Católicos.
    E porque Paulo saberia a verdade?

    ResponderExcluir
  3. Bom dia a vcs.

    Se existir o inferno cristão- não se preocupem,pois atualmente existem os ventiladores,o ar condicionado e os frigorificos.(hahaha...)

    Quem morar lá- e tiver uma grana,irá pagar para ficar uma hora diária numa geladeira.
    Será como estar num spa de meditação.

    (hohohó!)

    ResponderExcluir
  4. Nesse domingo, uma monja austera no templo Tendai(onde eu fui, na cidade do sr.Ícone)- falou sobre uma alma que -não sabendo que caminho seguiria, após o bardo(essa igreja budista costuma fazer missas para os falecidos na data aproximada de sua morte- e em seguida,uns dois meses depois, fase pressuposta de duração do bardo)- a monja falou sobre um alma de uma falecida a quem foram apresentados os seis dominios de renascimento- e que acabou optando pelo melhor deles.

    Mas,talvez seja bom parar por aqui, por enquanto.

    °

    ResponderExcluir
  5. Ultimamente, eu ando repetindo a frase que eu começo a falar antes de um hífen, porque meus períodos sintáticos são longos,e eu faço tantas interrupções provisórias- que depois delas fica dificil entender o racio cinio- se eu não recomeçar o mesmo raciocinio.

    ResponderExcluir
  6. Interessante esse assunto sobre o qual a monja falou. Você poderia falar mais para nós? Coloque em uma mensagem em destaque.

    Bom dia pra vc.

    Obs: Como os budistas veem o inferno?

    ResponderExcluir
  7. Dra. Selma, a senhora é diferente dessa turminha de analfas-religiosos ( com isso quero dizer que não conseguem perceber as tolices em que acreditam), mas, de vez em quando, na pressa de responder em defesa do peruquismo, a senhora também se contradiz.
    "Por que Paulo saberia a verdade"?, perguntou a senhora. Bem, se Paulo não sabia a verdade, muito menos Kardec, que baseou sua doutrina em suas estapafúrdias interpretações do NT. E o NT é puro "paulismo", ou não?
    Outra coisa: o rivailismo-peruquismo acha que os escritores da Bíblia eram médiuns. Paulo disse que não aprendeu de homem nenhum, mas sua doutrina era revelação de Jesus Cristo. E como fica, então, a "visão espírita"? Duas adolescentes "sabiam a verdade" e a revelaram a Rivail através das cestinhas, das pancadinhas nas paredes e das mesas girantes, enquanto o apóstolo chamado diretamente por Jesus Cristo na estrada de Damasco não sabia?
    Acha que sua pergunta tem lógica, dra. Selma?

    ResponderExcluir