Páginas

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Quanto maior a cintura, menor o cérebro!

Um grupo de pesquisadores da New York University School of Medicine, liderado por Antonio Convit, concluiu que quanto maior for a sua cintura, menor será o seu cérebro. A literatura científica já provou que a obesidade está ligada à diabetes tipo 2, que é associada ao comprometimento cognitivo. O grupo desejava descobrir o impacto da obesidade sobre a estrutura física do cérebro. Com a ajuda da ressonância magnética, a equipe comparou o cérebro de 44 obesos com o de 19 pessoas magras da mesma idade e background semelhante.






Descobriu-se que os obesos têm mais água na amígdala, parte do cérebro envolvida no comportamento alimentar. Já o córtex orbitofrontal é menor em indivíduos obesos. Essa área do córtex é importante para controlar o impulso e também está envolvida com os hábitos alimentares.

"Isso pode significar que existem neurônios a menos, ou que esses neurônios estão contraídos", diz Convit. A obesidade também está associada a um estado crônico de inflamação no organismo, inclusive no hipotálamo, estrutura chave para a alimentação. Isso poderia explicar a mudança no tamanho do cérebro.

Este é o primeiro estudo a relatar que a inflamação oriunda da obesidade pode diminuir a integridade de algumas estruturas cerebrais envolvidas no comportamento alimentar. O trabalho foi publicado no dia 8 de janeiro na New Scientist.

A obesidade atinge 400 milhões de pessoas no mundo. No Brasil, de acordo com dados do Ministério da Saúde, pelo menos 3,5 milhões de pessoas estão em estado de obesidade mórbida.

Além das constatações de perdas neurológicas apontadas no estudo, a obesidade provoca uma série de outros problemas, como diabetes tipo 2, que prejudica a sensibilidade das pessoas à insulina, resultando no acúmulo de açúcar no sangue.

A falta da insulina provoca perturbações na atividade da dopamina (neurotransmissor que desempenha um papel importante na sensação de amor e prazer), podendo causar outros distúrbios cerebrais, como a depressão, doença de Parkinson, esquizofrenia, défcit de atenção e hiperatividade.



http://www.newscientist.com/article/mg20927943.000-a-fat-tummy-shrivels-your-brain.html
 
 
 
(Selma)

12 comentários:

  1. Deve ser o caso do Andros.
    Deficit de neurônios causado pela diabetes.

    ResponderExcluir
  2. A cintura e o cérebro.
    O tempo todo esse artigo me fez lembrar da Nihil. A caricatura é exatamente como eu a imagino (eu e o Hosaka)...
    Está explicado o problema cerebral dela: muita cintura e pouca massa cinzenta.

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde, Sr Adilson,

    O que você vai comer de gostoso no almoço desse domingo?

    ResponderExcluir
  4. Ops, publiquei o comentário acima com a assinatura errada. Desculpe a falha.

    ResponderExcluir
  5. Por acaso eu tinha algum problema, sr.Adilson?

    Eu não estava sabendo.

    Não fale da inteligência alheia, e em troca, ninguém irá falar das suas molas.

    Agradeça aí, a dra Selma pelo artigo que ela postou, e sugira a ela um artigo sobre o cerebelo dos joões...

    Acho que vou viajar nessa semana.

    Prá China.

    ResponderExcluir
  6. Deve ser por isto que me sinto meio burrinho, de vez em quando, principalmente qdo encho o pote de beer... no dia seguinte, me sinto a pessoa mais burra do mundo. Mas já to dando um jeito nisto: whisky, fat burner e uma malhadinha básica, para recuperar a linha...

    ResponderExcluir
  7. Ah, esta não é a Nihil, que pelo que me lembro de uma foto postada em que ela disse que uma coroa gatona parecia com ela. Mas é igualzinha a nossa "amiga" fofoqueira.. kkkkkkkk Que Deus a tenha, nos quintos dos infernos! Gorda, mal-amada e diabética... Ah, parece com a Marcella também, clone da Erundina.
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    Foi mal!

    ResponderExcluir
  8. Olá, sr.Linga.

    Sinceramente, pelo histórico parcial que deixei no gd do terra- devido a esse meu mundo mental mais indisciplinado um pouco,
    não espero mesmo que todo mundo tenha gostado de mim.
    Eu não tive- antigamente,meios para aprender cedo, a controlar esse meu tumulto pessoal- tive que ser sempre o "que eu não sou" para os outros, e isso não acrescenta muita vantagem a quem tem que aprender a conviver com quem realmente é.
    Não sei se me criticou,mas - em todo caso, fica na paz.

    Acho que aprendi minha lição.

    Espero que mesmo os que não me agradam(o sr.nunca me deixou com raiva por muito tempo, ainda bem)- não me queiram muito mal.
    Sou "quase outra pessoa" agora.

    ResponderExcluir
  9. Horas depois, complementando essa réplica.

    Para não haver enganos, - não usei o nique Fofoqueira,no gd do terra,já era muito para eu, eu ser eu mesma.
    E usar o joão bobo Contravocê.

    A Fofoqueira também jamais me clonou.
    Eu descobri a identidade de todo mundo por lá, menos a dela- que acho que era não uma pessoa, mas umas sim, umas cinco.

    A réplica ao Adilson,foi dada mesmo por mim.
    Nessa hora, eu só não sabia o que dizer a ele,mas em seguida, postei um portfolio com os amigos dele(hahahahaha...)

    Ficou legalzinho- apesar que já postei muitas vezes o site de pinturas do Arcimboldo.

    ResponderExcluir
  10. Nihil, vc é doidinha mesmo, não? Ou analfa.
    Eu não disse que vc era a fofoqueira, criatura aliás com quem eu tive o "prazer" de conversar algumas vezes pelo msn, assim como com outros gedeautas.
    Muito ao contrário do que vc deve ter entendido, ainda te fiz um elogio, dizendo que a gorda não parecia contigo, pq uma vez vc comentou que se parecia com uma coroa bonitona, numa foto que foi postada.
    Portanto, antes de abrir a boquinha prolixa para reclamar, leia atentamente e procure entender o conteúdo das mensagens.
    Att,
    Marciano Alado

    ResponderExcluir
  11. Olá, sr.Marciano Alado sr. Linga.

    Eu não "abri a boca para reclamar"- só me precipitei em me defender, por via das dúvidas.
    Não demorou meia hora para eu entender que você falou apenas de outra pessoa, não demorou meia hora para eu entender que você tentou me elogiar.

    Você sabe que eu fiquei meio cismada- no gd do terra, e que na dúvida,já vou falando logo o que eu acho bom como prevenção.

    Nem achei que era necessário desfazer "equivocos" depois- pois me cansei de fazer isso por lá- achei que na complementação que escrevi- ficou claro que já "tinha caído a ficha".

    Se vc se melindrou- então peço várias desculpas.
    Demorarei mais para replicar suas mensagens- para depois não ter que "voltar atrás".
    Já disse que não costumo ficar com raiva de você- vc tinha que saber que o engano não ia durar.

    E obrigada do elogio.

    Até algum dia até outra vez.
    Lembranças ao povo das "salas de conversas", e lembranças à Fofoqueira(que eu nem quero saber de quem se trata)

    ResponderExcluir
  12. complementando,

    horas depois,

    Marciano Alado sr.Linga, de verdade verdadeira, outra vez, reiteradamente,
    fica na saúde...

    ResponderExcluir