Páginas

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Carnaval é Pecado?


Os primeiros registros conhecidos sobre esta festividade datam de aproximadamente 5000 anos atrás na Babilônia, onde se venerava a Marduk (deus pagão que, segundo a lenda, fundou a cidade). Outros dados apontam que esta era uma celebração em homenagem a deusa Osiris que se realizava no Egito.

Também é dito que o carnaval teve origem em Roma, com as celebrações Saturnais (em homenagem a Saturno), Bacanais (em homenagem a Baco) e Lupercais (em homenagem ao deus Pan). Na Grécia era realizado um festejo em homenagem a Dionísio. Em Olímpia, Creta e outras populações da Grécia, era sacrificado anualmente um homem que representava a Cronos, o equivalente a Saturno dos romanos.

Estas celebrações tinham como objetivo venerar a alguma divindade pagã, e se caracterizavam pela selvageria, violência e obscenidade.

O que era celebrado no carnaval?

No carnaval se celebravam festas em homenagem a vários ídolos pagãos. Em tais festas reinavam a selvageria e os excessos de todo tipo; as leis e os cargos públicos eram ridicularizados.

Durante a Idade Média, a igreja Católica, em um esforço para se adaptar os costumes pagãos da população para conseguir mais adeptos, estabeleceu que o carnaval marcava o inicio da quaresma e propôs uma etimologia do latim vulgar “carne levare”, que significava “abandonar a carne”; mas este significado não tinha sentido, já que nestas festas costumava-se comer carne e toucinho. Posteriormente surgiu outra etimologia igualmente falsa, porém mais fácil de entender: “carne vale”, significando que durante a época de carnaval era permitido comer carne, assim poderiam estar preparados para suportar a abstinência de carne obrigatória na quaresma.

Que aspectos comuns existem entre o carnaval moderno e o antigo (romano)?
O principal aspecto em comum do carnaval moderno e do antigo seriam os excessos cometidos em nome da “alegria”. Hoje, como antes, o carnaval é considerado como um tempo em que tudo é permitido. Nesta época as pessoas têm a sensação de possuir a “liberdade” em fazer tudo o que lhe agrada. As estatísticas demonstram que durante esta celebração aumenta desproporcionalmente o consumo de álcool e drogas, a violência nos lares, a violência nas ruas, o adultério, a transmissão de doenças infecto contagiosas tais como a Aids.
Nas manhãs após o carnaval há pessoas dormindo pelas sarjetas, garrafas vazias... Enfim, o caos.

Quem é o Rei Momo?
Segundo a mitologia grega, Momo é o filho do sono e da noite; e é o deus da zombaria, do sarcasmo e da ironia. O Momo era conhecido como o protetor daqueles que se entregavam a loucura, ao escândalo, aos vícios e aos excessos. Era representado como um bufão (bobo, palhaço), que usava um gorro com guizos, um cetro e uma máscara.



A essas alturas você deve estar pensando: “Poxa,  a Selma deve ter uns oitenta anos e com certeza é uma velhinha encrenqueira!”.

Ah, nada disso. Acho o carnaval muito legal, quando as pessoas possuem senso de responsabilidade. Estar no Rio de Janeiro apreciando um desfile de escolas de samba é muito bonito. A alegria do povo deve ser respeitada. Talvez muitos usem as festas do carnaval para esquecer problemas sérios como enchentes e inundações. Fugir do luto...
Nada contra.

Não tenho hábito de beber, nada contra quem bebe. Somente contra quem bebe demais e ultrapassa os limites.
Não concordo com o uso de drogas. Para se ter alegria não é preciso se drogar, pois aí seria usar a droga para fingir que se vive.

Não concordo com o sexo da maneira como fazem. Com camisinha ou sem camisinha sexo é agradável com quem se ama, com quem se tem intimidade. E não com qualquer um, como fazem os animais.

Também não acho legal sair por aí beijando todo mundo.  Beijo não transmite Aids, apenas se houver sangue na boca. Mas beijo pode transmitir uma infinidade de doenças, entre elas Hepatite B (que é fatal)  e a mononucleose que é uma síndrome infecciosa que acomete principalmente indivíduos entre 15 e 25 anos. A doença é freqüentemente confundida com a gripe, por apresentar sintomas como febre alta, odinofagia (dor durante a deglutição dos alimentos), tosse, artralgias (dor nas articulações), cansaço, falta de apetite, dor de cabeça, calafrios, desconforto abdominal, vômitos e dores musculares. Depois do Carnaval a moçada tem isso e não sabe o que é. Pensa que é cansaço dos dias de festa.


O pastor Luiz Alberto disse que Carnaval é pecado. 
Penso da seguinte maneira... Se alguém quer participar do Carnaval numa boa, sem exageros, não está pecando de forma alguma.
Mas aquela pessoa que acha que Carnaval é beber todas, pegar todas, cheirar todas e beijar todas, enfim, cometer todos os tipos de excessos,
pode pagar caro por isso... Não acha?





(Selma)

Nenhum comentário:

Postar um comentário