Páginas

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

A Cárie

O Hosaka vive se referindo aos seus dentes de forma desanimadora.  Pensando nos dentes do Hosaka resolvi postar esse texto.

Estudando crânios de humanos que viveram no final da era paleolítica (de 12 mil a 10 mil anos antes de Cristo), os paleontologistas verificaram que cerca de 60 a 70% deles apresentavam dentes com cárie. Entretanto, elas eram encontradas em pequeno número (principalmente nas depressões dos molares e pré-molares) e eram mais frequentes em adultos do que em crianças e adolescentes.

Este padrão de ocorrência de cáries se manteve praticamente inalterado até o final da Idade Média (cerca de 1453 depois de Cristo), mas começou a mudar a partir do século XVII. A partir desta época, as cáries começaram a atingir também as superfícies lisas dos dentes, e aumentaram tanto o número de dentes atingidos como o número de lesões por dente.

Estudos realizados no século XX mostraram prevalência de cárie baixa em populações que seguiam estilo primitivo e cuja alimentação e era pobre em açucar. Um aumento da experiência de cárie na população em consequência da adoção de uma dieta moderna, com alto teor de açúcar foi observado em esquimós, em países da África, como Sudão, Etiópia, Gana e Nigéria e nas ilhas do sul do Pacífico.

O aumento da incidência de cáries a partir do século 17 é atribuído à ampliação do consumo de açúcar de cana, que começou a ser produzido em grande quantidade pelas colônias europeias na América.


A cárie dentária é uma doença infecciosa e transmissível, causada por bactérias, como Streptococcus mutans. A cárie tem início quando a bactéria se fixa sobre a superfície que protege o dente (o esmalte, formado por proteínas e minerais de cálcio e fosfato)  usa o açúcar presente na saliva para obter energia para crescer, formando placas dentárias. Ao usar o açúcar para crescer a bactéria produz ácido láctico (um processo conhecido como fermentação láctica), aumentando a acidez na superfície do dente, levando à desmineralização do esmalte, e à formação de pequenas cavidades que são invadidas pelas bactérias.

O processo continua até atingir a dentina e a polpa do dente, de onde a bactéria pode atingir a corrente sanguínea e provocar graves infecções em outras partes do corpo. Com o passar do tempo, todo o dente é destruído.



Fase onde as bactérias podem passar para a corrente sanguínea,
e onde há dor, mau hálito e possível formação de abscessos (pús)

Como a formação da placa dentária e a produção de ácido que provocam a cárie são dependentes da ingestão de açúcar, quanto mais frequente for a ingestão deste, maior será a incidência de cáries. Quanto mais açúcar se ingere, o pH da saliva que deveria ser básico (por volta de 7) cai e há perda de sais minerais do dente. Se a ingestão de açúcar é freqüente, o pH salivar sempre ficará baixo, e sempre haverá perda de sais minerais, o que formará a cárie...

Medicamentos pediátricos são geralmente produzidos na forma de xarope, e infelizmente à base de sacarose, o que facilita o aparecimento de cáries nas crianças. Que mãe mandará a criança doente escovar os dentes após tomar xarope?

Trabalhadores em indústrias de confeitos em Israel e no Japão apresentam maior experiência de cárie do que outros trabalhadores  de outros tipos de indústrias. Sabe por quê? A cárie nessas pessoas é causada, além do consumo freqüente do açúcar, também pelas partículas de açúcar que se encontra no ar.

Saiba também que:
1.      A sacarose (açúcar de cana) é o açúcar mais cariogênico ( que mais produz cárie) que existe,
2.      O mel e o açúcar mascavo são tão cariogênicos quanto a sacarose,
3.      Bolachas, bolos e produtos industrializados causam tanta cárie quanto a sacarose, pois possuem a capacidade de “grudar” em seus dentes, e são amidos  facilmente digeridos pela enzima da saliva (amilase salivar, vc deve ter aprendido na escola), transformando-se em  açúcar na boca e  facilmente aproveitados pelas bactérias,
4.      Outros amidos, tais como arroz e feijão ( a melhor combinação na alimentação), são amidos mais complexos e só são digeridos pela amilase pancreática (no intestino duodeno) passando facilmente pela boca e não provocam cáries.
5.      O leite possui açúcar, a lactose, mas as outras proteínas que se encontram no leite impedem a lactose de “grudar” nos dentes e servir para a fabricação de cárie,
6.      A cárie depende da ordem que os alimentos foram ingeridos. Se você comeu um doce e mais nada depois e não escovou os dentes, o doce ficará aderido aos dentes e contribuirá para a cárie,
7.      O certo é comer  doce após as refeições e escovar os dentes, o que evita a cárie.
8.      A cárie é causada mais  pela frequência da ingestão do açúcar do que pela quantidade.


Procure fazer bochechos com flúor. Peça a fórmula para o seu dentista. O ideal  é NaF a 0.05% todas as noites, para que haja   a remineralização de possíveis lesões nos seus dentes e que não evoluam para a cárie. Afinal,  não há nada melhor que um sorriso bonito e um bom hálito, não acham?








(Selma)

2 comentários:

  1. Dra. Selma, muito útil seu post sobre a cárie.
    Mas tenha certeza de que o Hosaka usou de simbolismo subconsciente. Ele quis dizer que agora é tigre desdentado, entendeu? Se a princesa dormisse com ele ia acordar com cara triste.
    Não conhece uma receitinha esperta para o caso do coitado do Hosaka?
    Eu acho que o melhor remédio para tigre desdentado é mulher gostosa, daquelas de pernas bem bonitas, como alguém que eu conheço.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Selma,

    Muito bom a sua matéria, eu sinceramente não sabia que os nossos ancestrais tinham dentes bem melhores que os nossos. Eu sabia que o açúcar é nocivo aos dentes, mas o problema é o depósito que ele forma do lado da cintura. Os dentes ausentes dá para esconder, fechando a boca, já o depósito é bem mais complicado.

    O problema mais grave no momento presente é o convívio social. Quem tem poucos dentes como eu não consegue conversar, não consegue compartilhar a alegria de uma bela piada, fica isolado, trancado no porão, escrevendo iniquidades na Internet.

    A vida de um tigre desdentado é triste.

    Por outro lado, eu sei que a Odontologia avançou muito e que é possível fazer uma boa maquiagem com produtos sintéticos. O meu problema é quando a princesa pedir para eu beijá-la, certamente não terei coragem de fazer isso.

    Enfim, ficar velho não é tão fácil como eu esperava. Muita coisa não funciona, o que era de se esperar, mas por que não conseguimos esquecer a vontade de abraçar a princesa, esse é o meu maior desafio no momento.

    Um forte abraço, Frank.

    ResponderExcluir