Páginas

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

turbilhão 565, mala nihil

Esse será um adendo ao Turbilhão 563, de ontem, que eu escrevi nesse site, e que ainda está na presente página.
O número 564 já foi aproveitado para outro tema, em outro blog.

Como não quero ficar com remorso, pois sei que os textos sempre podem ser interpretados "de outro jeito", desejo dizer, ou acrescentar, que grande parte de nós brasileiros, comemos muito mais carboidratos à mesa das refeições- e fora dela,do que nosso organismo pode aguentar, e pode ser por isso que há tanto pânico nas conversas dos nutricionistas sobre essas substâncias.

Muitas crianças e muitas pessoas jovens, estão bem acima do peso, estão com triglicérides alta, e podem já estar com diabetes.
Claro que não pode existir uma criança de vida sedentária na frente de uma televisão comendo doces ou salgados o dia todo, claro que mesmo nossas refeições nas horas certas tem que ser feitas em equilibrio, e que temos que dar um belo adeus aos salgados comprados em lanchonetes- fora de hora, tipo esfihas, risoles, e esses papos, sem esquecer das batatas fritas compradas no Girafa's.
Nada mesmo de comer frituras, e em nossos almoços,é bom sermos o mais simples que pudermos ser, nos restringindo ao obrigatório, que é o arroz, o feijão, uma verdura ou um legume, e uma carne, umas três vezes por semana, apenas no almoço- isso para quem come carne.

Para quem é vegetariano, o recomendável, é comer três ovos por semana -a hora do almoço, isso se ele não tiver problema de colesterol sempre alto.

Não devemos misturar macarrão com arroz,comer macarrão no mesmo dia da pizza(aliás, que exagero, eu hem...)- nem fazer aqueles lanches rocambolescos, dignos de uma fotografia de propaganda, isso para ficarmos em casa, ou para sairmos para procurar um novo endereço onde nunca fomos antes.(uma comida exagerada deixa as pessoas lerdas, adivinhem se não vamos nos perder na rua...)

Para quem come carne, eu ainda recomendo a não ingestão de nenhum embutido, pois inclusive-causam gastrites.
Para quem come doces, - sugiro que só os consumam na parte da manhã, e que ainda tomem cuidado com a qualidade do chocolate que comem.(tem alguns que de chocolate só tem a aparência, pois são pura margarina disfarçada)

Se- seja qual for nossa idade, estamos frequentando alguma escola(e isso tem que ser dito às crianças), não devemos comer salgados na cantina do lugar, nem em barraquinhas ou lanchonetes por perto- ou não vamos aprender nada na aula, pois todas as gorduras, mesmo que não elevem decisivamente o colesterol ruim- causam torpeza na mente, nas horas seguintes à de sua ingestão.

Quem trabalha em escritórios, ou em caixas de supermercado- precisando se manter então sem movimentos em parte do dia, tem que comer no restaurante, um prato feito pequeno, e simples, - ou vai até dormir no serviço.

Jantares- podem ser ricos em carboidratos, mas precisam ser feitos no mínimo, umas três horas antes de irmos dormir.
Se vamos comer meia hora antes de irmos para a cama, melhor nessa hora, só fazer um lanche com meio pãozinho e umas duas frutas.(ou não vamos pregar o olho a noite toda)
É melhor até acordar com alguma fome de madrugada, e ter que comer mais alguma coisa para apaziguar o estômago,do que simplesmente não dormir.

Quando eu disse que devemos ser tolerantes com os carboidratos- ontem- eu quis dizer principalmente que não devemos, com a desculpa de termos boa saúde, e com o claro objetivo de emagrecer, deixar de comer esses carboidratos, em quantidade suficiente para termos forças para viver, e para trabalhar.
Alguns nutricionistas andam sugerindo esses exageros, e tem dietas que se forem seguidas, eliminariam o arroz/feijão comum que gostamos de comer- até dos almoços.
Isso tornaria nossas vidas impossíveis.
Eu até conheço gente que faz mesmo dietas assim,mas essas pessoas acabaram com o sistema nervoso seriamente afetado, e não puderam continuar mantendo seus empregos.

O mais longe que eu iria, para "recuperar beleza" - seria parar de jantar comida normal.
Mas, meus almoços continuariam iguais, e eu não abriria mão do pãozinho nos fins de semana, nem das deliciosas torradas.
Na pior das hipóteses, quem tem algum preconceito contra o pão, pode muito bem usar o pão integral.(é mais caro, mas...seu sabor é também agradável)

Tirando uma boa história do meu repertório de budista, lembrarei que Angulimala passava fome, quando muito- ele sobrevivia da ingestão de uma alface do platô onde ele morava e onde ele ficava esperando os transeuntes passarem...(fiuuuuu...eu hem...)
Isso não lhe deu nada de bom, e sua bela silhueta, provocada pela fome que ele passou, não atenuou tudo de errado que ele fez, em parte, por uma psicopatia causada pelas privações.

Também teve uma vez que eu fiquei uns dias sem ingerir refeições comuns, e no final desse prazo, tive um surto depressivo, que me levou a ficar fechada no quarto por um tempo, até eu entender que tudo era fome oculta...foi só retomar os carboidratos, e fiquei bem.

Mesmo diabéticos comem arroz /feijão no almoço e no jantar, e comem as mesmas coisas que todos comem, - eles só usam uma quantidade menor de cada uma dessas coisas.
Nem falo a favor de bolos, de docinhos em pacotes e tudo o mais- pois há muito não faço uso de nada disso- mas para que alguém vai parar de comer o pãozinho, ao menos no domingo, ou vai tirar o arroz do prato do almoço?

Não somos privilegiados,não pertencemos a nenhuma casta monárquica, e mesmo os ricos, também querem uma vida normal e ativa.
Então, fiquemos atentos aos extremos.

Vamos saber como viver, e seremos felizes.

°°°°°°°°°°°°°°°°°°

Nenhum comentário:

Postar um comentário