Páginas

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Psicopatia e Espiritismo

A psicopatia é uma enfermidade. O que os profissionais da área sabem sobre ela?

Segundo o Dr. Robert Hare, um dos maiores especialistas no assunto:

1 - Ninguém nasce psicopata. Nasce com tendências para a psicopatia.

2 - O cérebro do psicopata possui diferenças. Estão sendo estudadas essas diferenças.

3 - Os pais podem interferir no surgimento ou na gravidade dessa doença, tratando mal os filhos, mas uma boa educação está longe de ser uma garantia de que o problema não vai aparecer mais à frente.

4 - A estimativa é que cerca de 1% da população mundial preencheria critérios para o diagnostico de psicopatia.

5 - 90% dos serial killers (assassinos em série) são psicopatas.

6 - As principais características dos psicopatas são: ausência de sentimentos morais (remorso e gratidão), extrema facilidade para mentir e grande capacidade de manipulação.

7 - Não existe tratamento eficaz.



E o Espiritismo, o que diz?

Embora não existam estudos sobre o tema, podemos deduzir algumas coisas:

1 - O problema está no ser espiritual e não no corpo, já que este é reflexo daquele.

2 - Trata-se de Espíritos com graves deturpações morais, cuja origem nada sabemos.

3 - Não existe tratamento, no momento, segundo a óptica da psicologia materialista. Haverá no futuro, tal qual existe nas esferas espirituais.

Yvonne A. Pereira (inspirada pelo Espírito Camilo Castelo Branco), no capítulo II da segunda parte do livro Memórias de um Suicida, relata como se dá a psicoterapia de um provável psicopata.

Trata-se de um perverso criminoso que está domiciliado nas prisões do Hospital Maria de Nazaré. Diariamente recebe a visita de um terapeuta desencarnado, para "aulas de moral cristã", aulas essas figuradas, encenadas e ilustradas por exemplos reais.

A exposição se dá da seguinte forma: O terapeuta faz a explicação do dia, fazendo com que o algoz escreva em cadernos, "fazendo-o analisar a lição e meditar sobre ela".

Os temas versam sobre os direitos de cada indivíduo, o respeito mútuo, solidariedade e fraternidade. Os exemplos das lições são colhidos nas próprias ações cometidas pelo criminoso. "Ao aluno assiste o direito de apresentar objeções, indagar em torno de dúvidas e até contestar."



(Ricardo Baesso Oliveira)


(Selma)

22 comentários:

  1. Muito difícil se tornou para mim, quando estudava o Rivailismo, conciliar essa "causa espiritual" com o dogma de que todo espírito é criado "tabula rasa", ignorante e inocente, e evolui sempre rumo à perfeição, sem poder regredir.
    Se um espírito partiu do zero, como pôde, após milhões de reencarnações nas quais nunca retrocedeu, ter se tornado um serial killer?
    Só no cérebro estrumoso de um V-V-aiVolta isso pode ser possível.
    Não seria pior que alguém nascer com 50 cm e, depois de vários anos, em vez de ter crescido, estar medindo apenas dez cm?
    233.

    ResponderExcluir
  2. Psicopatas não se tornam psicopatas de uma hora para outra, eles nascem assim e não tem cura, nem tratamento. São seres sem sentimento. Na minha opinião (uma visão católica), esses seres são pessoas que de alguma forma, anulam seus anjos da guarda.

    ResponderExcluir
  3. Não acredito em causas espirituais, acredito em "defeito de fábrica". Assim como se pode nascer anão, albino, orelhudo, pode-se nascer com defeito cerebral que enseja algum tipo de psicopatia. Há serial killers, há V-V-edos, há ladrões e assassinos, e há impostores como Chico Xavier.
    Tudo isso é defeito de fábrica.
    Não existem espíritos nem anjos. Quem crê nesses seres sobrenaturais não tem prova alguma da existência deles. Também isso é defeito de fábrica: credulidade infantil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este discurso é típico de ateus.

      Aliás, o ateísmo também é imbecilidade de adolescente mental. Alguns passam por esta fase e depois criam juízo, outros continuam assim a vida toda.

      Mas na maioria dos casos um dia passa, nesta ou em outras vidas.

      Outros se tornam psicopatas, espero que não seja este o seu destino, apesar da desonestidade já ser demonstrador de tendência de degradação (nisto eu discordo da DE: há estruturas que evoluem e estruturas que involuem, cuide-se sua mula desonesta, você está involuindo).

      Excluir
    2. Parabéns, Robson. Alguém aqui mostra que tem juizo.Quem é esse ser que se entitula uma deidade intelectual para chamar o Chico de impostor?Desonesto é o mínimo que um ser amebóide como esse merece ouvir.

      Excluir
  4. Esse Robson-PhD-de-araque só não é mais imbecil por falta de espaço. Ele acredita mesmo em marcianos voadores e na colônia Nosso Lar...caraca!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por imbecil que alguém possa ser, ainda é infinitamente melhor que ser desonesto e mentiroso, como o Pinochião233.

      Já quando um Imbecilzão233 também é um Canalhão233 é um completo desastre... a continuidade desta tendência é perigosa, sai desta enquanto pode, Otarião233...

      Excluir
  5. O Padre Magalha falou e o Hosaka crê e defende veementemente que o Astronauta Pernetão Saci Pererê foi à Lua. Sim, pois só tem uma pegada na foto tirada no Deserto do Novo México. E a bandeira tremulando ? Onde não tem vento.....??

    ResponderExcluir
  6. Paulo arrasa o Rivailismo:

    Epístola aos colossences

    dando graças ao Pai que vos fez idôneos para participar da herança dos santos na luz,

    13 e que nos tirou do poder das trevas, e nos transportou para o reino do seu Filho amado;

    14 em quem temos a redenção, a saber, a remissão dos pecados;
    A glória de Cristo

    15 o qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação;

    16 porque nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades; tudo foi criado por ele e para ele.

    17 Ele é antes de todas as coisas, e nele subsistem todas as coisas;

    18 também ele é a cabeça do corpo, da igreja; é o princípio, o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência,

    19 porque aprouve a Deus que nele habitasse toda a plenitude,

    20 e que, havendo por ele feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, tanto as que estão na terra como as que estão nos céus.

    21 A vós também, que outrora éreis estranhos, e inimigos no entendimento pelas vossas obras más,

    22 agora contudo vos reconciliou no corpo da sua carne, pela morte, a fim de perante ele vos apresentar santos, sem defeito e irrepreensíveis,

    23 se é que permaneceis na fé, fundados e firmes, não vos deixando apartar da esperança do evangelho que ouvistes, e que foi pregado a toda criatura que há debaixo do céu, e do qual eu, Paulo, fui constituído ministro.

    Essa é a doutrina cristã: a remissão dos pecados pelo sacrifício vicário de Cristo, a imagem do Deus invísível. Não por meio de trilhões de vidas infelizes, mas somente pela fé dada aos que Deus escolheu antes da criação do mundo.


    Claro que peruquistas fanatizados não entendem uma linha sequer do que Paulo escreveu, nem o V-V-ai-mas-não-Volta, nem o PhD dos pobres (entre estes a maluquinha, que o admira tanto), e muito menos aquele velho idiota que acredita em agulhas paranormais e defende a canalhice da casa Frei Luiz.

    ResponderExcluir
  7. ... e esse 233 não passa de um desses "religiosos" da linha dos atrasados mentais: "é no cadaver de Jesus que ele imagina o seu "deus" encontrar motivação para conceder ALGUMAS salvações....

    este burro 233 é de enorme tamanho sim senhor!!!...

    ResponderExcluir
  8. Put...ponte que partiu...caraca! Como é que pode ser tão burro? Eu não inventei nada, foi o apóstolo Paulo que escreveu o texto.
    O jumentildo acha que o que o canalha de peruca (aquele V-V-eado e impostor)escreveu sobre Paulo e Estêvão é verdade, e que o texto do NT é falso. Direito dele, convenhamos. Quem se recusa a ser um ser humano pensante e prefere ser um quadrúpede ruminante tem todo o direito de dizer essas asneiras que esse português ignorante diz.

    ResponderExcluir
  9. Paulo dá mais uma cacetada no Rivailismo:

    Não atente cada um para o que é propriamente seu, mas cada qual também para o que é dos outros.

    De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus,

    Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus,

    Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens;

    E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz.

    Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome;

    Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra,

    E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai.
    Filipenses 2:4-11

    Vamos repetir, porque o galego não entende?

    Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus,

    Qual a razão da expressão DEUS PAI? Para um burro que não estranha a expressão vazia "lucidez magnética", não há nada de mais. Mas, para que tem cérebro, dizer Deus PAI é para, obviamente, diferenciar de Deus FILHO.
    E qual o significado da palavra SENHOR (Kýrios)? Senhor (Kýrios) é a tradução na Septuaginta de YAWEH, o Deus do Antigo Testamento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você leu a biblia para se tornar isso!!!???? Deveriam queimar todas elas!!! E quanto ao senhor Chico Xavier foi eleito o melhor brasileiro de todos os tempos.Gente vazia e invejosa como você será lembrado no máximo pela sua mãe ,se é que vc tem uma.Ele fez diferença nesse mundo cheio de iguais a você.Que lastima ter reencarnado num pais que abriga um ser abjeto como tu.

      Excluir
    2. Não perca seu tempo criticando esse tipinho...
      O Contravocê é melhor do que ele.(haha!...)


      srta Nihil

      Excluir
  10. Olá Hosaka, como vai a sua amizade com o astronauta pernetão ? kikikikiki

    ResponderExcluir
  11. Mais uma porretada no Rivailismo:

    Atenção, galego analfa, não fui eu que escrevi isso, foi o apóstolo Paulo.


    "Porque a graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens,

    Ensinando-nos que, renunciando à impiedade e às concupiscências mundanas, vivamos neste presente século sóbria, e justa, e piamente,

    Aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande Deus e nosso Salvador Jesus Cristo;

    O qual se deu a si mesmo por nós para nos remir de toda a iniqüidade, e purificar para si um povo seu especial, zeloso de boas obras."
    Tito 2:11-14

    Que é que significa "nosso grande DEUS e SALVADOR JESUS CRISTO deu-se por nós para nos remir DE TODA INIQUIDADE"?

    Onde é que entra aí a evolução mediante trilhões de vidas?
    Se houve remissão de minhas iniquidades, por que terei de repará-las em quintilhões de vidas de sofrimentos?

    ResponderExcluir
  12. Padre Magalha falou e o Hosaka crê e defende veementemente que o Astronauta Pernetão Saci Pererê foi à Lua. Sim, pois só tem uma pegada na foto tirada no Deserto do Novo México. E a bandeira tremulando onde não existe vento ( sic

    ResponderExcluir
  13. Psicopatia é um assunto sério! Escrevi um artigo sobre o tema no meu blog sobre espiritualidade na nossa realidade. De fato não se dizer se é um problema do organismos ou do espírito que o habita. A dúvida é que, se eles não sentem como nós, não sofrem como nós. Quando seria então o momento da punição, e de que maneira? Seria física nesta própria vida ou voltariam como um ser normal para então serem punidos?
    Mina experiência com estes seres postei em:
    http://lahved.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou "srta Nihil" e faço parte da turma desse blog,desde a época do Terra.
      Vou replicar seu texto,nesse espaço.
      Fui pesquisadora da Psicopatia-e analisei longamente,um caso de "cura" da doença- que foi a história do Angulimala do budismo.
      Nunca consegui proteger ninguém dos mesmos,pelos motivos mencionados na crônica.

      Existe um engano sobre as emoções deles.
      Eles as tem de uma forma primária.
      Não possuem(segundo os psicanalistas)desejos legítimos,e isso é fácil perceber,quando se convive eles.
      Nem bons hedonistas,eles são.
      Vivem pela inveja,ou pela cobiça -e não é sempre que seus olhares possuem algum brilho.

      Quase sempre,são descendentes de uma pessoa depressiva,ou serão progenitores e/ou avós(vale para o feminino também) de um depressivo(a).
      Não se sabe o motivo disso.

      Na parte orgânica, diz que a criança nasce com tal tendência.
      Na parte do "comportamento", diz-se que é alguém que sobreviveu a uma "primeira infância" difícil,em que os sentimentos foram anulados,em benefício da sobrevivência.
      Quando isso não ocorreu-e se a inclinação for uma inclinação puramente biológica,então,esse será um "sociopata leve", do tipo que ...
      hã...desse tipo que está sempre em evidência na política do país- ou que pode levar embora a carteira de um desavisado que no ônibus,a deixe no bolso de trás,da indumentária.

      Pessoas geniosas,psicóticas,ou simplesmente,depressivas,por questões de saúde comum,costumam ser chamadas de "antisociais" pelos que desconhecem o tema.
      Eu mesma,fui classificada assim,numa fase depressiva que passei-e que foi superada,sem o uso de fármacos.
      A incauta que assim me julgou,com certeza,seria enganada pelo primeiro psicopata de passagem que a encontrasse,uma vez que gente como ela, acha que a simpatia e o bom caratismo,andam sempre juntos.

      Psicopatas tem as emoções atrofiadas,portanto,podem mostrar-se simpáticos,mesmo quando se sentem mal.
      Pessoas normais,são mais transparentes em seus estados pessoais,e possuem o que em Psicanálise,se chama "convergência",que é a combinação quase exata entre fala,sentimento,pensamento,e objetivo.

      Outra confusão estressante,é a que alguns fazem com o termo "antisocial",quando chamam assim todo tipo introvertido.
      Mas,"antisocial" é justamente,o sociopata,que pode ser introvertido,extrovertido,cínico,ou "não cínico".

      As mulheres com tal "entrave" são mais difíceis de detectar,e dizem que elas se parecem com as que sofrem de "depressão hipocondríaca".
      Uma vez, encontrei uma senhorita,cujos olhares muito rápidos me fizeram logo ficar de sobreaviso.
      Não cheguei a alertar ninguém,porque só a vi uma vez.
      Um mês depois,soube que ela deu um golpe no patrão,e fugiu do país.
      Passaram-se anos,e a mesma ainda não voltou.

      (eu hem...)

      Eu suponho que uma terapia futura para elementos assim,irá somar o uso de um antideprê com o hormônio da oxitocina,que é o hormônio da empatia.
      Por ora,porém,temos um monte de problemas sociais,de saúde pública,e políticos, que são mais prioritários.

      Só sri Buda foi capaz de curar um psicopata aparente.
      Esse milagre, talvez se repetirá em alguns séculos.
      Enquanto isso,tratemos de tomar cuidado conosco,com nossas famílias,e com os administradores públicos que elegemos.
      E de exigir uma segurança melhor nas cidades.

      -em tempo,
      Turbilhão,é um título que uso desde o gd do Terra,para assuntos sobre "mente/cérebro".
      A série começou em outubro de 2.009.
      Parte dos textos se perderam com o gd,mas eles continuaram em blogs vizinhos a esse,e atualmente,se encontram presentes,no Terapia da Lógica(localizável nesse site).

      Excluir
    2. "Pessoas geniosas,etc..."

      apesar da revisão do texto,o espaço longo nessa frase acabou ficando,por mero descuido.

      Excluir
  14. Padre Magalha falou e o Hosaka crê e defende veementemente que o Astronauta Pernetão Saci Pererê foi à Lua. Sim, pois só tem uma pegada na foto tirada no Deserto do Novo México. E a bandeira tremulando onde não existe vento ( sic )

    ResponderExcluir


  15. No dia em que publicou a primeira encíclica alguma vez escrita por dois papas, o Vaticano anunciou a santificação de outros dois, João Paulo II e João XXIII.

    O Papa Francisco aprovou um segundo milagre atribuído ao pontífice polaco que liderou a Igreja Católica de 1978 até 2005, passo que faltava para a canonização. Segundo o porta-voz, padre Federico Lombardi, Francisco “simplificou os procedimentos” habituais, dando luz verde à canonização de João XXIII, líder dos católicos de 1958 a 1963.

    Antes deste anúncio tinha sido publicado o texto Lumen Fidei (Luz da Fé), onde se afirma que a fé serve o “bem comum” e se pede aos crentes para “não serem arrogantes”, mas “abertos ao diálogo”, incluindo com os não crentes.

    O documento – uma encíclica é uma carta destinada aos bispos e aos padres e, através destes, ao conjunto dos católicos – reitera ainda a firme oposição ao casamento gay. O casamento, escreve-se “é a união estável de um homem e de uma mulher”.

    Esta encíclica foi pensada como última numa série de cartas de Bento XVI sobre as virtudes teológicas. Quando o Papa alemão anunciou a sua surpreendente renúncia, o texto estava quase acabado e foi entretanto terminado pelo Papa Francisco.

    ResponderExcluir