Páginas

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

turbilhão- 524, por mala nihil

Bom dia a vcs.
Peço licença aos leitores desse blog(e a atenção também),pois vou postar alguns textos da revista "grandes temas do conhecimento- Psicanálise" desse mês, da mythos editora. São textos curtos- sobre mente,cérebro e comportamento.

Rejeição romântica e vício

Ninguém morre de amor, mas sentir-se rejeitado é uma situação muito desgastante. Um estudo publicado no periódico Journal of Neurophysiology tenta explicar como sentimentos ligados à rejeição romântica podem ser difíceis de se controlar,por estarem associados às respostas do cérebro.
De acordo com a pesquisa realizada com adolescentes na faixa etária dos quinze anos de idade de ambos os sexos, a rejeição pode desencadear um processo similar ao vício, pois o cérebro daqueles que estão vivenciando um rompimento amoroso apresenta sinais similares aos dos indivíduos dependentes de drogas. Com esse estudo fica mais fácil compreender por que algumas pessoas tem tanta dificuldade em abandonar de forma definitiva um relacionamento, pois elas enfrentam o mesmo processo daqueles que tentam largar um vício.
Segundo os pesquisadores da Universidade de Rutgers, Estados Unidos, os estudos realizados demonstraram que a paixão pelos parceiros românticos é orientada por objetivos em que a motivação e a recompensa(a liberação de neurotransmissores associados ao prazer) estão mais presentes do que as emoções em si.

Nenhum comentário:

Postar um comentário