Páginas

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Sob o sol de Salomão (Eclesiastes)

Salomão costumava pregar para multidões (Ec 1.1), também recebia ilustres visitantes de todas as nações para ouvi-lo (Mt 12.42). Nessa pregação Salomão discursa sob uma perspectiva debaixo do sol ou debaixo do céu. O pregador demonstra que o dia-a-dia retrata uma condição miserável em que a humanidade se encontra, onde a injustiça parece predominar.

Salomão enfaticamente ( cerca de 30 vezes) alerta que está relatando sua observação nas eventualidades sob o sol, excluindo, portanto, a realidade além do céu ou sol! Não poderia o livro de Eclesiastes ter sido escrito precisamente para despertar os materialistas que aquilo que eles conseguem ver não retrata a realidade eterna?

Quando um ateu, um cético, ao observar a violência e injustiça; verifica que pessoas justas podem ser injustiçadas e pessoas injustas prevalecem isso leva a críticas à existência de Deus e a veracidade de suas leis e promessas. Contudo, Salomão chama atenção para que vejam além das aparências, não se apeguem ao fim comum que todo homem e animal têm em comum: a morte e seu enterro ou decomposição (virar pó) ; mas atentem para a sabedoria! Haverá restituição após a morte!

Vemos no contexto do Livro de Eclesiastes:

1. Neste mundo o homem sofre adversidades, isso inclui até mesmo o justo padecer e o ímpio florescer. (Ec 2.14-16)

2. Embora os eventos aparentemente sejam os mesmos, assim como morre um animal, morre o homem; assim como morre um justo, morre o ímpio, isso não deve levar o homem a ser descompromissado com o próximo e com ele mesmo.(Ec 6.6)

3. Salomão enfatiza que seu discurso refere-se às observações 'debaixo do sol', portanto não está negando a condição dos mortos; ele restringe sua visão à perspectiva terrena.

4. Haverá uma prestação de contas - após a morte. (Ec 12.7,13,14; Rm 2.5-10)

5. A morte física entre homens e animais é semelhante, segundo uma observação natural.


 Mas a constituição do homem é diferente, pois tem espírito (Ec 12.7) e responderá diante de Deus (Ec 12.13,14).
 (ALÔ 233! O homem tem Es-pí-ri-to... Entendeu?)
(Selma)

8 comentários:

  1. ALÔ VOCÊ,
    o "espírito" que a bíblia diz que volta para Deus que o deu não é alma desencarnada como as que pretensamente baixam no centro espírita do Cáli. Essa expressão bíblica se refere ao sopro que foi dado por Deus a Adão. É a VIDA, a qual só Deus pode dar. Todo ser vivente TRANSMITE a vida, mas não pode dá-la, porque só Deus é que pode. Daí a expressão literária "o corpo volta ao pó, de onde foi formado, mas o espírito (sopro de vida, respiração, pricípio vital) volta para Deus, que o deu".
    Entendeu agora filha?

    ResponderExcluir
  2. - O corpo sem o espírito está morto, não é o que está escrito, sr. Adilson?

    - Sim, sr. Frank. Todo corpo sem a respiração está morto. Já viu alguém parar de respirar e continuar vivo?

    -Então é isso que está escrito, sr. Adilson? Agora entendi.

    -Viu como é fácil, sr. Hosaka? Basta haver quem explique sem enganações. Se você der ouvidos ao Magalhães vai viver iludido, pensando que existe a santa Teresa de Ávila. Mortos estão simplesmente mortos. Não existem mais, assim como não existiam durante toda a eternidade anterior à sua concepção.

    -Quer dizer então que os tais espíritos do Chico Xavier nunca existiram?

    -Isso mesmo, sr. Hosaka. Muita coisa era do subconsciente doentio dele, e muita coisa era fraude, como a materialização da Josefa Musselina.

    - Mas porque ele agia assim, sr. Adilson?
    - Coisa de V-V-eado, sr. Hosaka.

    ResponderExcluir
  3. Jesus ensinou a reencarnação? O Miguel acredita que sim, porque foi o que Rivail disse.
    No diálogo com Nicodemos, Jesus diz ao mestre da Lei que é preciso nascer do alto para alcançar o reino de Deus. Nicodemos não entendeu, porque era fariseu e acreditava que cumprir a Lei, isto é, obedecer aos mandamentos da Torá, é que era condição obrigatória para ser salvo.
    Nicodemos pergunta como um homem velho como ele poderia entrar no reino de Deus. Ele já nasceu, já é um homem velho, como entrar no ventre de sua mãe de novo?
    Jesus o censura, porque ele é mestre de Israel e não entende que não se trata de um nascimento físico. Nascer do alto não é nascer fisicamente, como um bebê. É ser convertido pelo Espírito (=Deus):
    "Nem por força, nem por violência, mas pelo meu Espírito, diz o Senhor." Zac.4:6

    Logo em seguida (não referido por Rivail)Jesus declara:
    "Porque deus amou o mundo de tal maneira, que deu Seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna."
    Jesus não ensinou reencarnação, evolução através de infindáveis vidas sucessivas. Ele ensinou salvação mediante a fé nele.
    Não existe espírito eterno, porque Jesus foi claro, para não perecer (ser aniquilado) ealcançar a vida eterna é preciso crer nele.
    Se aquele que não crer será destruído completamente (é o significado do verbo "perecer" no original grego), então a crença de que temos uma alma imortal é falsa.
    Ninguém tem a vida eterna, a não ser que creia no nome do Filho de Deus.
    Sabem o significado literal do nome Jesus (Yehoshúa)? "Eu sou a salvação".

    ResponderExcluir
  4. heheheh... o macacão 233 bem torce e retorce interpretações para fugir ao inevitavel: "Jesus falou de reencarnação e Nicodemos entendeu muito bem tal revelação...
    ...de contrário seria um dialogo de atrasados mentais para o qual Jesus contribuiria estupidamente... o que, como se sabe, JAMAIS poderia ser faceta do Divino Mestre... (que só adquire essa condição quando o macacão 233 interfere com sua idiotas tentativas de interpretador imbecilizado).... ;)...

    João,3
    3. Jesus replicou-lhe: Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer de novo não poderá ver o Reino de Deus.
    4. Nicodemos perguntou-lhe: Como pode um homem renascer, sendo velho? Porventura pode tornar a entrar no seio de sua mãe e nascer pela segunda vez?
    5. Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo: quem não renascer da água e do Espírito não poderá entrar no Reino de Deus.
    6. O que nasceu da carne é carne, e o que nasceu do Espírito é espírito.

    7. ****Não te maravilhes de que eu te tenha dito: Necessário vos é nascer de novo****

    o macacão 233 bem tenta mudar o sentido do Doutrinado pelo Mestre de forma superior, mas...
    só mesmo consegue convencer retardados cauterizados por outros 233/pastores-impostores sem escrupulos....

    Mais claro e evidente é dificil conseguir... mesmo... mesmo... custoso.... :)...

    vai te catar macacão 233... vai mesmo, vai....
    heheheheh.....

    ResponderExcluir
  5. ordenando melhor...

    João,3
    3. Jesus replicou-lhe: Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer de novo não poderá ver o Reino de Deus.
    4. Nicodemos perguntou-lhe: Como pode um homem renascer, sendo velho? Porventura pode tornar a entrar no seio de sua mãe e nascer pela segunda vez?
    5. Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo: quem não renascer da água e do Espírito não poderá entrar no Reino de Deus.
    6. O que nasceu da carne é carne, e o que nasceu do Espírito é espírito.

    7. ****Não te maravilhes de que eu te tenha dito: Necessário vos é nascer de novo****

    Mais claro e evidente é dificil conseguir... mesmo... mesmo... muito custoso.... :)..

    vai te catar macacão 233... vai mesmo, vai....
    heheheheh.....

    ResponderExcluir
  6. Foi isso mesmo, Jesus disse a Nicodemos que o nascer do alto não era nascimento físico (reencarnação), mas era um nascimento espiritual, mental, isto é, uma conversão.
    Jesus quis dizer:
    Não, Nicodemos, não estou falando de renascimento da carne, mas do espírito (da mente), carne é carne, volta ao pó. Espírito (mente, sentimento)é o que importa.
    Repito: Se reencarnação e evolução do espírito fosse doutrina cristã, Paulo teria falado disso EM TODAS AS SUAS EPÍSTOLAS.
    De que falou Paulo? Da justificação, da salvação, do perdão dos pecados pela fé em Cristo:
    "Pela graça sois salvos, mediante a fé; e isso não vem de vós, é DOM de Deus; NÃO DE OBRAS, para que ninguém se glorie." Efésios 2:8,9.

    ResponderExcluir
  7. Caramba...podem dizer o que for deste grupo...A verdade é que se amam, mais do que se imajinam !!!

    ResponderExcluir
  8. Achei sem querer...não sabia que o terra fora extinto.
    Legal, isto que pode se chamar de união !
    Bn..pessoal

    ResponderExcluir