Páginas

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Os Clássicos, por Contravocê

Olá, povo bom.
Estou estreando nesse magnífico lugar - com a idéia que eu-um caipira do mato, faço sobre belas artes.
Sou caipira demais para apreciar as modernosidades veiculadas por aí, e prefiro a boa produção simétrica, tradicional, e de inspiração  religiosa.
Mi'amiga Nihil sugeriu para eu para postar também as artes vinculadas à pátria do santinho dela, que é a India, bem como as artes vinculadas ao budismo - e elas farão parte do meu conjunto. Porque são obras de caboclos que realmente se esforçaram, e que refletiram um real período em que os santinhos lá do céu tinham um lugar no coração desses caboclos.
Tão imbuído de entusiasmo estou agora, que inté meu português está melhor...a não ser pelo inté que escapou.(hohó!)

Vejam o seu Leonardo, com todos os seus sublinks. Para católicos, budistas, espíritas, apreciadores do belo, para ateus, céticos, enfim, para "pingentes de porta de trem" de todos os tipos.
'Gradeço a chance, que nossos santinhos nos alumiem.

http://images.google.com.br/images?hl=pt-BR&q=leonardo+da+vinci&gbv=2

7 comentários:

  1. Brootheer, mas você já apareceu, apenas um dia depois de eu avisar que você faria isso!

    Leonardo da Vinci não foi apenas um pintor "simétrico e com inspiração religiosa", mas sua arte mostrou seus interesses ecléticos e seu gênio inventivo.
    Muito à frente do seu tempo, seus sonhos só começaram a se materializar, no começo do século passado.
    Nesse belo site, seus quadros, bem como seus desenhos de invenções serão vistos.

    Parabéns pela iniciativa, sr.Docontra.
    Eu desejo que sua série continue, e que seja bem visitada.

    Depois nos falaremos por e-mail.

    Aos leitores, desejo boa noite.

    ResponderExcluir
  2. A Nihil contrinua sofrendo das faculdades mentais. Coitada...

    ResponderExcluir
  3. Adilson, e suas molas, como estão?

    (tóing, tóing, tóing...)

    Hoje é aniversário da Selma, espero que vc tenha lembrado disso.
    Por ora, abraços e adeusinho.

    ResponderExcluir
  4. Infelizmente, dona Nihil, a senhora nasceu com defeito cerebral, e isso não tem cura. Paciência. Sua participação no grupo seria interessantíssima, não fosse a sua doença. A visão hindu da espiritualidade enriqueceria muito os debates. Mas a senhora é uma nulidade nesse assunto. Uma pena.
    Claro que esqueci o aniversário da Selma, mas ela não liga, porque isso acontece há uns dez anos. Só não esqueço do meu e o do impostor emperucado, o V-V-adão-arrombadão, porque aquela praga nasceu no mesmo dia que eu.
    Veja se toma algumas colherzinhas de semancol e escreva alguma coisa que preste.
    233.

    ResponderExcluir
  5. Para a senhora Nihil e para os que acreditam em alma ou espírito.

    Seg, 20 Dez, 02h14

    PARIS (AFP) - Cientistas anunciaram a descoberta de uma série de proteínas que desempenham um papel crítico no desenvolvimento de mais de 130 doenças cerebrais.


    O estudo, divulgado no domingo, também ressalta um vínculo surpreendente entre três doenças - inclusive os males de Alzheimer e Parkinson - e a evolução do comportamento humano, afirmaram.

    O cérebro humano é um labirinto de milhões de células nervosas especializadas, interconectadas por bilhões de sinais eletroquímicos, denominados sinapses.

    Entre estas sinapses estão proteínas que se combinam, formando uma máquina molecular conhecida como densidade pós-sináptica ou PSD (na sigla em inglês), que se acredita que interrompa o funcionamento sináptico, provocando doenças e mudança de comportamento.

    Em artigo publicado na revista Nature Neuroscience, Seth Grant, do Instituto Wellcome Trust Sanger, da Grã-Bretanha, conduziu uma equipe que extraiu as PSDs das sinapses de pacientes que se submeteriam a cirurgia cerebral.

    "Nós descobrimos que 130 doenças cerebrais se vinculam com a PSD, muito mais que o esperado", disse Grant. "A PSD humano está no estágio central de um largo espectro de doenças humanas que afetam milhões de pessoas", acrescentou.

    Além de problemas comuns e neurodegenerativas debilitantes, estas doenças incluem epilepsias e doenças do desenvolvimento infatil, como o autismo.

    As PSDs identificadas até agora vêm das combinações de 1.461 proteínas, cada uma codificada por um gene separado.

    "Nós agora temos uma lista abrangente de 1.000 suspeitas", acrescentou Jeffrey Neobels, professor do Baylor College de Medicina, no Texas, em comentário no estudo.

    "Cada sétima proteína nesta relação está vinculada a uma doença clínica conhecida e cerca da metade é reincidente", acrescentou.

    As descobertas abrem alguns novos caminhos para o combate a estas doenças, inclusive melhores diagnósticos, afirmaram os autores.

    Para ajudar a acelerar esta meta, os cientistas divulgaram todos os dados em domínio público e criaram o primeiro "mapa do caminho molecular" para as sinapses humanas, demonstrando como as proteínas e as doenças se interconectam.

    "Também podemos ver caminhos para desenvolver novos testes de diagnósticos genéticos e ajudar os médicos a classificar as doenças cerebrais", afirmou Grant.

    O estudo também revelou, de forma inesperada, que as proteínas nas PSDs têm profundas raízes evolutivas e desempenham um papel indireto em comportamentos cognitivos tais como leitura e memória, emoção e humor.

    Em comparação com outras proteínas codificadas por genes, as proteínas PSD evoluem muito lentamente.

    "A preservação da estrutura destas proteínas sugere que os comportamentos governados pela PSD e as doenças associadas a elas não mudaram muito ao longo de milhões de anos", disse Grant.

    O estudo também demonstra que as sinapses em roedores são mais similares às dos humanos do que se pensava anteriormente, sugerindo que camundongos e ratos são bons modelos para examinar doenças cerebrais humanas, acrescentou.

    Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), as doenças e distúrbios cerebrais são a causa principal de incapacidade médica no mundo desenvolvido.

    ResponderExcluir
  6. Cientistas descobriram proteínas causadoras de problemas mentais.
    Tudo é matéria, alma não existe.

    ResponderExcluir
  7. Olá,Adilson.

    Suponho que suas molas estão mesmo precisando de aguarrás, pois eu cansei de expor a visão religiosa do hinduísmo, bem como seus cânticos devocionais, e o modo de vida antigo da India, no romance "Quase um Brâmane".
    Não posso repetir aquela mega-iniciativa num blog particular. Precisarei de ter o meu arquivo para isso.

    O problema é que não sei falar pouco sobre nada disso.Se eu começar, não vou parar mais. Aí, a Selma ficaria muito brava.
    Mas,vcs poderão conferir alguns desses temas meus no blog de tela azul. Ontem mesmo, eu falei um pouco nisso no sexto comentário para um texto solo do sr.William, entitulado "William e Gandhi".

    Meu querido,por outro lado, posso ter uma "falha no cerebelo", mas pelo menos não tenho molas, e se as tivesse, elas não rangeriam, o que já é uma grande coisa...(kkkkk...)

    Mas só por vc ter falado nas trinta proteínas imbecis que detonam o cérebro por toda a vida,vc já está desculpado.
    Gostaria que vc postasse algum link, esse tema sim, nesse momento,eu acho que é da maior importância.

    Mas, nem precisa fazer isso,vou pesquisar sozinha.

    Se a Selma não se importar, vez por outra vou escrever algum turbilhão aqui.

    ResponderExcluir