Páginas

sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Como entender Jesus?

O final de ano é um momento melancólico: todos estamos cansados, lutamos tanto para pagar as contas, mas muitas delas vamos ter que empurrar para o ano que vem e começar tudo de novo, na ilusória tentativa de tentar pagá-las. E por força do hábito, desejamos aos amigos que o próximo ano seje melhor, não conseguimos sair do lugar comum, não temos coragem de perguntar ao amigo quanto faltou para ele encerrar o ano  pelo menos com saldo nulo.

É também pela força do hábito, aproveitar esse último momento do ano para estourar belos rojões, fazer a maior festa do planeta para saudar o novo ano que vem chegando. Ninguém escapa dessa festa, se você não consegue lembrar dos amigos que precisam do seu abraço, certamente muitos deles vão aparecer na última hora e cobrar o abraço de você.

Não se trata de uma festa religiosa. Em nenhum momento, Jesus e seus amigos comemoram a virada do ano. Eles não tinham o que comemorar, era muito difícil despertar a esperança, o de que Deus não havia esquecido de nós. Muitos esperavam de Jesus um revolucionário que acabasse com a mania do Cesar cobrar imposto disso e daquilo. Jesus decepcionou, ao recomendar que continuássemos a pagar os impostos. Ele fez pior: ele lembrou que também temos uma enorme dívida com Deus, também.

Jesus sugeriu para que vendêssemos tudo o que a gente tem e dar tudo para os pobres, e assim Jesus conseguia viver no deserto, só vivendo dos alpistes de Deus, enfrentando o calor do dia e o frio da noite.

Para que amargar tanto sofrimento? Para que abrir mão das nossas ilusões e enfrentar o deserto que é esse planeta?

Porque, de acordo com Jesus, a Terra não é o Paraíso!

Frank K Hosaka

3 comentários:

  1. Pois é, Hosaka...
    Além de nossas dívidas materiais, Jesus nos lembrou das nossas dívidas (que são imensas) para com Deus! Haja coração.

    ResponderExcluir
  2. Um homem de nome Adilson estava sentado no avião, ao lado de uma menininha. O cara olhou a criança e lhe disse:
    - Vamos conversar? Tenho certeza que a viagem parecerá mais rápida. O que você acha?
    A menina, que acabava de abrir um livro para ler, o fechou lentamente e respondeu com voz suave:
    - Sobre o que gostaria de conversar?
    - Bom, não sei… – disse o homem. – Que tal física nuclear? – e mostrou um grande sorriso.
    - Bem,- disse a pequena – Esse parece ser um tema interessante. Mas antes, gostaria de lhe fazer uma pergunta: o cavalo, a vaca e a ovelha comem a mesma coisa: capim, não é mesmo? Porém, o excremento da ovelha é um monte de pequenas bolinhas, o da vaca é uma pasta e o do cavalo é um monte de pelotas secas. Por que o senhor acha que isto acontece?

    O cara, visivelmente surpreso com a inteligência da menina, pensou durante uns momentos e respondeu:
    - Hmmm, não faço a menor idéia…
    E então, a menininha disse:

    - Sinceramente, como o senhor se sente qualificado para discutir física nuclear, se não entende de merda nenhuma?

    ResponderExcluir
  3. Esse nosso papa é 10, realmente arrebenta a boca do balão e trinca o caroço do abacate. Hoje vai a Aparecida do Norte rezar para a padroeira do Brasil, nossa querida mãe.

    Agenda oficial da visita do Papa Francisco a Aparecida
    - 9h30 - Papa Francisco chega de helicóptero a Aparecida, desembarcando no estacionamento intermediário do Santuário Nacional. Ele será recebido pelo cardeal arcebispo de Aparecida e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Raymundo Damasceno Assis; o bispo auxilair de Aparecida, dom Darci Nicioli; pelo reitor do Santuário Nacional, padre Domingos Sávio; e também autoridades políticas.

    - 9h45 - O Papa segue no papamóvel em direção à Basílica. No local, ele vai até a capela dos Apóstolos, localizada atrás da imagem de Nossa Senhora Aparecida, onde vai fazer uma oração acompanhado de sacerdotes redentoristas e diocesanos, além da comitiva papal

    - 10h30 - O Papa dá início a celebração eucaristica no altar central da Basílica.

    - 12h - Terminada a missa, o Papa Francisco segue para a Tribuna Bento XVI, na parte externa do Santuário, para dar uma bênção aos romeiros que estiverem do lado de fora.
    saiba mais

    Veja fotos dos preparativos para a visita do Papa
    Produção de hóstias sobe 50% em Aparecida com a visita do Papa
    Megashow abre festividades da visita do Papa Francisco em Aparecida

    - 12h30 - O Papa segue de papamóvel por dentro do Santuário até alcançar a Avenida Getúlio Vargas, depois passa pela Rua Anchieta, Praça Benedito Meirelles e entra na Rua Barão do Rio Branco, rua do Seminário Bom Jesus.

    - 13h - No Seminário Bom Jesus, o Papa abençoa a imagem de São Frei Galvão. Depois, almoça com membros da sua comitiva, o cardeal arcebispo de Aparecida, o bispo auxiliar de Aparecida, os seminaristas que residem no seminário, os padres formadores dos seminaristas e bispos da arquidiocese. Após o almoço, Francisco descansa no seminário.

    - 16h - Antes de sair do Seminário Bom Jesus, o papa vai abençoar cerca de 50 irmãs que vivem em três conventos de clausura na arquidiocese de Aparecida. O Pontífice retorna de papamóvel pelo mesmo percurso rumo ao Santuário Nacional.

    - 16h30 - O Papa embarca no helicóptero que o levará de volta ao Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir